Quem era a ultramaratonista encontrada morta com queimaduras no corpo em canavial de SP

Atualizado em 16 de janeiro de 2024 às 19:57
A ultramaratonista Camila Matte (44) estava desaparecida e seu corpo foi encontrado na tarde de hoje em canavial. Foto: Reprodução

Camila Maria Matte (44) despareceu no último domingo (14) e teve seu corpo encontrado nesta terça (16) em um canavial na cidade de Leme, no interior de São Paulo, parcialmente queimado. Ultramaratonista, ela era formada em educação física e especialista em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Moradora de Leme, ela começou no esporte aos 9 anos de idade, se destacando no triathlon aos 16 anos. Camila foi convocada para representar o Brasil sete vezes em eventos internacionais, sendo uma das quatro brasileiras a participar da Ultra Trail do Mont Blanc (UTMB), uma das mais importantes corridas de montanha do mundo.

Ela tinha experiência com provas de longa distância e concluiu a UTMB, que teve um percurso de 170km passando por três países (França, Suíça e Itália), em 45 minutos. No ano passado, a ultramaratonista esteve na competição World Series do UTMB, na etapa de Paraty (RJ), onde participou de uma corrida de 55 km.

A ultramaratonista Camila Matte durante competição. Foto: Reprodução

Casada com o educador físico Peterson César Malachias, que também era seu treinador, ela se preparava para disputar o UTMB que aconteceu em Chamonix, na França, em agosto de 2024.

A ultramaratonista participou de algumas das maiores competições do mundo, como a Ultra da Califórnia (EUA), chamada de “Ultra da Morte” e considerada a mais difícil da modalidade; a Extremo Sul Ultramarathon, maior competição de praia do mundo; e a Valhöll Argentina.

O corpo da atleta foi encontrado em um canavial perto de seu veículo na zona rural de Leme. Ela desapareceu no domingo após uma briga com o marido e disse que ia para a casa dos pais em São Carlos. A causa da morte não foi revelada, mas foram localizados dois frascos de álcool, um aparelho celular e a chave do veículo, o que fez investigadores descartarem a hipótese de subtração de valores ou bens da vítima.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.