
O secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano de Osasco (SP), Adilson Custódio Moreira, foi morto a tiros pelo guarda civil municipal Henrique Marival de Souza nesta segunda-feira (6). O crime ocorreu na Sala Oval da prefeitura da cidade.
Adilson nasceu em 12 de janeiro de 1971, na cidade de Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Aos 6 anos, mudou-se para Cabreúva, no interior paulista. Na cidade, o secretário-adjunto trabalhou em lavouras e indústrias.
Em 1988, Adilson se mudou para Osasco e abriu uma empresa de motoboys, que gerenciou até 1992, mesma época em que prestou concurso público na Prefeitura de Osasco para o cargo de Guarda Municipal. Ele alcançou a posição de classe distinta por meio de um concurso interno.

Na Guarda Civil Municipal, Adilson trabalhou como motorista de viaturas; efetuou patrulhamento em motos; trabalhou como Ronda Oficial; auxiliou e atuou em 2001 na implantação do Canil da Guarda Civil; e coordenou o setor de transportes e trabalhos de reestruturação predial da Guarda Civil.
Ele também atuou na criação da academia na sede da Guarda Civil e no desenvolvimento do projeto de reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras da GCM.
Em junho de 2018, Adilson assumiu o cargo de Secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco. Ele deixou o cargo no ano seguinte, quando o atual titular da pasta, José Virgolino de Oliveira, assumiu o posto. Desde então, Adilson atuava como secretário-adjunto.
Agora: Foi confirmada a morte do Secretário-adjunto de Segurança de Osasco, assassinado por um guarda civil dentro do prédio da prefeitura durante uma discussão.
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) January 6, 2025
Secretário-adjunto da Segurança de Osasco é morto a tiros por guarda civil
Adilson Custódio Moreira tinha marcado uma reunião quando houve a discussão com o guarda, que sacou a arma e fez disparos. Ele ficou trancado na sala oval prefeitura por horas até se entregar; veja VÍDEO pic.twitter.com/BexrbYnsK5
— Aldo Almeida ألميدا 🇦🇪 (@AldoAlmeida013) January 7, 2025