Quem era Andréia Teixeira, advogada morta com o namorado em Parnamirim (RN)

Atualizado em 29 de fevereiro de 2024 às 6:50
Andréia Teixeira. (Foto: Reprodução)

A comunidade jurídica e os moradores de Parnamirim, na Grande Natal, foram abalados pelo assassinato da advogada criminalista Andréia da Silva Teixeira, de 44 anos, e de seu companheiro, Lenivaldo César de Castro, de 52 anos. O crime, ocorrido na madrugada de quarta-feira (28), chocou a região e está sendo investigado pela Polícia Civil, que mantém o caso sob sigilo.

Andréia era reconhecida por sua atuação na área criminal, oferecendo serviços de plantão para flagrantes e atendimento 24 horas na região de Natal. Ela possuía especialização em execução penal pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Direito Penitenciário pela Universidade de Barcelona.

Post premonitório

Antes do incidente, Teixeira chegou a expressar preocupação com a violência que assola a categoria dos advogados, compartilhando em suas redes sociais uma publicação lamentando a morte de colegas de profissão, como o advogado Rodrigo Crespo, vítima de homicídio no Rio de Janeiro.

“Dias atrás, a Dra. Brenda foi vítima de homicídio na frente da delegacia. Hoje, Dr. Rodrigo Crespo foi vítima de homicídio na frente da OAB/RJ. A advocacia, mais uma vez, sendo atingida. Mais uma vez, está de luto. É lamentável e revoltante! Quem será o próximo? Minhas condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão”, disse a publicação compartilhada por Andreia.

O crime

As câmeras de segurança do condomínio registraram o momento em que Andréia foi abordada pelo criminoso enquanto retirava itens do porta-malas de seu veículo.

O atirador, ainda não identificado, chegou ao local em um carro sedã escuro e agiu com extrema violência, matando a advogada e seu companheiro.

A Polícia Militar foi acionada pouco após o ocorrido, encontrando os corpos das vítimas caídos em frente à residência. O caso foi encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnamirim, onde seguem as investigações para identificar os responsáveis.

OAB presta homenagem

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) manifestou seu pesar diante da morte de Andréia. A entidade se comprometeu a acompanhar de perto as investigações, buscando justiça e o esclarecimento dos fatos para a comunidade jurídica e para a sociedade como um todo.

“Neste instante de reflexão e saudade, prestamos homenagem a uma alma que tocou nossas vidas com sua luz inextinguível. Andreia Teixeira partiu, deixando-nos com corações pesados, mas também com uma gratidão imensurável por ter sido abençoados por sua presença”, disse trecho da nota apresentada pela OAB.

“Seu sorriso irradiava calor, sua bondade acalmava as tempestades mais furiosas e sua alma compassiva tocava profundamente cada um que teve a sorte de conhecê-la. Ela não apenas caminhou neste mundo, mas deixou uma trilha de amor e compaixão que jamais se desvanecer”.