
Nesta terça-feira (28), morreu em Manaus, Dilemar Cardoso Carlos da Silva, conhecida popularmente como Djidja Cardoso. Ela foi uma figura emblemática no Festival Folclórico de Parintins, destacando-se especialmente em seu papel como sinhazinha do Boi Garantido.
Nascida em Parintins, uma cidade imersa no folclore amazônico, a moça sempre demonstrou uma paixão ardente pelo boi-bumbá, tradição que herdou de sua família. Desde jovem, ela participou ativamente das festividades. Em uma recente entrevista, Djidja revelou que Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido e ex-participante do Big Brother Brasil 2024, foi a responsável por incentivá-la a concorrer ao título de sinhazinha:
“Quem me perturbou muito na época foi a Isabelle. Eu não queria. Já tinha participado de um concurso, aí eu perdi, então não queria mais. Ela disse: ‘Bora, amiga, bora participar do concurso.’ Ela mandava muitas mensagens dizendo que o não eu já tinha, que eu tinha que correr atrás do sim”.
? Isabelle publica texto emocionante após a morte de Djidja Cardoso, sua amiga e ex-sinhazinha do Boi Garantido.
"Confesso a vocês que hoje não é um dos dias mais alegres. Uma querida amiga minha partiu. A dor da partida é sempre inexplicável, mas essa está mexendo comigo… pic.twitter.com/EfaX0yxko5
— Antenados (@canalantenados) May 28, 2024
Após vencer o concurso, Djidja Cardoso representou com brilhantismo o Item 7, a posição da Sinhazinha entre os pontos avaliados no Festival de Parintins, durante quase cinco anos, de 2016 a 2020. Ela deixou o cargo após a mudança na diretoria do Boi Garantido.
Durante suas apresentações no Bumbódromo, ela encarnava com graça e autenticidade a delicadeza e a beleza da mulher amazônica. Suas performances eram aguardadas com grande expectativa e rapidamente se tornou uma das favoritas do público, deixando uma marca no festival.
Após se aposentar das arenas, Djidja se reinventou como empresária. Ela era sócia de uma rede de salões de beleza em Manaus e Parintins. Além disso, utilizava suas redes sociais para compartilhar fotos de seu trabalho como empreendedora e influenciadora de vida fitness.
Em 2021, Djidja participou do reality show Peladão a Bordo, produzido em Manaus e exibido pela TV A Crítica, se tornando campeã e sendo coroada Rainha do Peladão daquele ano.