Quem era João Carreiro, sertanejo que morreu por complicações após cirurgia

Atualizado em 4 de janeiro de 2024 às 11:10
João Carreiro, cantor sertanejo, morreu aos 41 anos. Foto: reprodução

João Carreiro, um dos precursores do “sertanejo bruto”, morreu na última quarta-feira (3), aos 41 anos, na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O cantor não resistiu após passar por uma cirurgia para a colocação de uma válvula no coração.

O artista, conhecido por resgatar o som do sertanejo tradicional ao lado da dupla Capataz, tinha uma carreira marcada por músicas autorais e pela manutenção da tradição da moda de viola, mesmo em meio ao domínio do sertanejo universitário.

Nascido em Cuiabá (MT), João iniciou sua carreira musical nos bares e festas universitárias de sua cidade natal. Seu nome artístico é uma homenagem a Tião Carreiro (1934-1993), ícone do sertanejo, e o cantor seguiu seus passos levando a viola caipira e o sertanejo raiz aos palcos.

Carreiro ganhou destaque ao formar dupla com Capataz e lançar o álbum “Os brutos do sertanejo”, em 2009. O projeto, com músicas autorais como “Faculdade da Pinga” e “Bruto rústico e sistemático”, definiu o estilo “sertanejo bruto”, caracterizado pelo romantismo moderno e pela voz grave dos cantores.

O sucesso “Bruto rústico e sistemático” foi trilha da novela “Paraíso”, da TV Globo, e a dupla teve outras músicas em novelas, como “Xique Bacanizado” em “Araguaia”, de 2011.

Em 2013, João Carreiro enfrentou problemas de saúde mental, incluindo depressão e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), o que levou ao rompimento da parceria com Capataz. Após uma pausa, retomou a carreira solo em 2015.

O cantor fez sua última apresentação em Pedra Preta (MT) na noite de 31 de dezembro de 2022. Internado para a colocação de uma válvula no coração, João Carreiro não resistiu à intervenção.

Antes da cirurgia, ele gravou um vídeo bem-humorado sobre o procedimento. “Se eu ‘empacotar’, não quero saber dessa roupinha aqui. Não combina muito comigo isso aqui. É de florzinha”. Na sequência, explicou que ficaria afastado dos palcos temporariamente devido à cirurgia cardíaca que iria realizar.

A notícia da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa do cantor, e o velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Campo Grande, deixando fãs e o cenário musical sertanejo em luto.

VÍDEO – João Carreiro brincou com roupa de hospital antes de morrer em cirurgia: “não combina”

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link