Quem era Laudemir Fernandes, pai de família e gari assassinado por empresário de Harvard

Atualizado em 12 de agosto de 2025 às 8:20
O gari Laudemir de Souza Fernandes – Foto: Reprodução

Laudemir de Souza Fernandes, de 44 anos, trabalhava como gari há quase oito anos na Localix Serviços Ambientais e era descrito por colegas como um homem pacífico, dedicado e com “coração gigante”. Ele foi morto na manhã de segunda-feira (11), no bairro Vista Alegre, em Belo Horizonte, com um tiro durante o trabalho de coleta de lixo.

O suspeito é o empresário René da Silva Nogueira Júnior, de 47 anos, preso horas depois em uma academia de alto padrão na região Centro-Sul da capital mineira.

Francis Leonardo Teixeira, gestor de contratos da empresa onde trabalhava o gari, desabafou: “Uma pessoa de um coração enorme, rapaz muito trabalhador, nunca trouxe transtornos na empresa”.

“Não tem nada que justifica assim a agressividade do autor em termos de chegar e dar um tiro num trabalhador, o cara de uniforme. Não teve motivo nenhum, não teve discussão, não teve nada”, disse Francis, que falou ainda que Laudemir trabalhava na empresa há 7 anos e 11 meses.

Laudemir Fernandes era pai de família

O dono da empresa terceirizada da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou à Itatiaia que o suspeito colocou um revólver no rosto da motorista antes de disparar contra o gari, que deixa uma filha.

“A motorista disse que a rua é larga, que ela encostou o caminhão um pouco e pediu para o rapaz, que estava em um BYD grande, passar. Só que ele já tirou o revólver, colocou na cara dela e falou que, se ela encostasse no carro dele, iria matar todo mundo”, contou o dono, que pediu sigilo de identidade.

Os garis pediram “pelo amor de Deus” para que o condutor não atirasse, mas não adiantou: “O carro já tinha passado. Aí ele saiu do carro, deu um tiro e acertou o abdômen desse gari. Ele foi socorrido para o hospital Santa Rita, mas faleceu. Agora é tentar, através de imagens de câmeras, localizar a pessoa. Coisa bárbara. A gente nunca viu uma situação dessas. Muito triste”.

Segundo testemunhas, a situação começou com uma discussão no trânsito. René, que dirigia um veículo elétrico, teria se irritado com a parada do caminhão de coleta e ameaçado a motorista dizendo que “iria dar um tiro na cara” dela. Mesmo após os garis tentarem acalmá-lo, ele desceu do carro, recarregou a arma e disparou contra Laudemir.

A vítima chegou a ser levada ao Hospital Santa Rita, em Contagem, mas não resistiu aos ferimentos.

O empresário do assassinato

René é casado com a delegada da Polícia Civil de Minas Gerais Ana Paula Balbino Nogueira e possui formação acadêmica extensa, com passagens por instituições como PUC-Rio, FGV, USP, Ibmec, ESPM e Harvard Business School. Ele já ocupou cargos executivos de alto nível em empresas como Coca-Cola, Vigor, Red Bull e Ambev. Até o crime, atuava como diretor de negócios na Fictor Alimentos, onde havia sido contratado há menos de duas semanas.

René da Silva Nogueira Júnior ao lado da esposa, a delegada Ana Paula Lamego Balbino Nogueira – Foto: Reprodução/Redes sociais

A arma usada no disparo, segundo o próprio suspeito, pertencia à esposa delegada e foi apreendida pela Corregedoria da Polícia Civil, junto com outra pistola. As duas estavam no escritório do apartamento do casal, em Nova Lima. A polícia apura se houve omissão de cautela no armazenamento do armamento.

Em nota, a Localix Serviços Ambientais S.A. qualificou o fato como “um ato de violência injustificável” e disse que está “prestando toda a assistência necessária à família”.

Colegas e gestores lamentaram profundamente a morte de Laudemir. “Queremos justiça para que as pessoas respeitem o gari trabalhando e tenham paciência quando ele está fazendo a coleta de lixo”, disse o sócio da empresa, Ivanildo Gualberto Lopes.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a família do trabalhador está recebendo apoio e destacou que ele estava em serviço no momento do crime.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca esclarecer todos os detalhes da ocorrência. A Fictor Alimentos divulgou nota repudiando a conduta do funcionário e se solidarizando com os familiares da vítima.

O velório de Laudemir será realizado nesta terça-feira (12) na Igreja Quadrangular do bairro Nova Contagem, em Contagem, na Grande BH.