Quem era Ranani Glazer, brasileiro encontrado morto após rave em Israel

Atualizado em 10 de outubro de 2023 às 9:45
O brasileiro Ranani Glazer. Foto: Reprodução

O brasileiro Ranani Glazer, que estava desaparecido desde o início do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, foi encontrado morto, conforme confirmado pelo Itamaraty nesta terça-feira (10).

Ele estava participando de uma rave chamada Universo Paralello, que foi invadida por homens armados no último sábado. O evento ocorreu no deserto de Negev, próximo a Re-im, no sul de Israel, em uma área próxima à Faixa de Gaza.

“O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do cidadão brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro, em Israel. Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Ranani, o Governo brasileiro reitera seu absoluto repúdio a todos os atos de violência, sobretudo contra civis”, disse o Itamaraty, em nota divulgada nesta terça-feira.

Ranani Glazer era um brasileiro-israelense de 24 anos, natural do Rio Grande do Sul, e vivia em Israel há sete anos, tendo inclusive prestado serviço militar no país. Em suas redes sociais, ele compartilhava seu gosto por festas, incluindo o evento de música eletrônica onde ocorreu o ataque do Hamas. Nos últimos dias, ele postou sobre eventos em Tel Aviv, marcando a localização como Gaza em algumas ocasiões.

Ele chegou a gravar um vídeo diretamente de um bunker, onde se abrigou logo após o ataque começar: “Foi cena de filme”, disse, afirmando que precisou correr quilômetros para achar um lugar seguro para se esconder. “No meio da rave a gente parou num bunker, começou uma guerra em Israel, pelo menos a gente está num bunker agora, seguro”.

Durante o ataque, algumas pessoas, incluindo Ranani, conseguiram se refugiar em um bunker, porém, este local foi atingido por uma bomba. A namorada de Glazer, Rafaela Treistman, conseguiu sair e foi encaminhada para o hospital, mas não havia notícias de Ranani desde então.

Um amigo relatou que após os bombardeios e tiroteios, perderam contato com Ranani, que ficou sem sinal de telefone. O amigo, a namorada e Rafael Zimerman foram os únicos a sair do bunker. Zimerman foi hospitalizado e recebeu alta no domingo.

“Depois perdemos o contato por bastante tempo, ele ficou sem área, não recebia ligações. A gente ligou pra namorada dele e o amigo atendeu dizendo que explodiram o bunker que estavam todos caídos, só esse amigo e a namorada dele saíram de lá”, disse o amigo.

Rafaela Treitsman se despede de Ranani Glazer após ataque do Hamas a Israel
Rafaela Treitsman e Ranani Glazer — Foto: Reprodução

Rafaela Treistman, em um vídeo compartilhado nas redes sociais, descreveu a terrível situação em que se encontraram no bunker, que foi alvejado por integrantes do Hamas e exposto a gás tóxico.

“O bunker em que nos escondemos foi metralhado por integrantes do Hamas e depois jogaram gás para todo mundo morrer asfixiado, e foi quando comecei a pedir a Deus para sobreviver. Eu me senti em Auschwitz”, relatou Rafaela. “Eu só me senti seguro quando cheguei no hospital”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link