Quem foi Mino Raiola, empresário de Ibrahimovic, Pogba e Haaland

Atualizado em 30 de abril de 2022 às 17:56
Mino Raiola
Mino Raiola morre aos 54 anos

O empresário italiano Mino Raiola morreu aos 54 anos, neste sábado (30). Ele foi uma figura icônica no futebol mundial por agenciar estrelas, protagonizar negociações bombásticas e dar declarações polêmicas.

A principal marca de Mino Raiola era ter como clientes estrelas e jovens promessas com potencial de venda. Alguns dos nomes como Zlatan Ibrahimovic, Paul Pogba, Erling Haaland, Gianluigi Donnarumma fizeram parte da trajetória do italiano. Raiola também agenciou atletas como Marco Verratti, Stefan de Vrij e muitos outros.

A negociação mais bombástica da carreira do agente foi a ida do francês Paul Pogba para o Manchester United, que se tornou a venda mais cara da história, quando foi vendido por 105 milhões de euros pela Juventus em 2016. Mais tarde, outros nomes ultrapassaram essa marca, como Neymar, que foi comprado pelo Paris Saint Germain por 222 milhões de euros e ocupa o topo da lista. 

A maior negociação da carreira de Mino Raiola poderia estar prestes a acontecer. Não no que diz respeito a valor, mas pelo mistério que envolve o futuro do jogador Erling Haaland, apontado como provável reforço do Manchester City. Raiola chegou a conversar com diversos clubes sobre o norueguês.

A causa da morte de Mino Raiola não foi informada.

Veja o comunicado da família:

Com infinito pesar, compartilhamos o falecimento do agente de futebol mais carinhoso e incrível que já existiu.

Mino lutou até o final com a mesma força que colocou nas mesas de negociação para defender nossos jogadores. Como sempre, Mino nos deixou orgulhosos e nunca percebeu.

Mino tocou tantas vidas através de seu trabalho e escreveu um novo capítulo na história do futebol moderno. Sua presença fará falta para sempre.

A missão de Mino de tornar o futebol um lugar melhor para os jogadores continuará com a mesma paixão.

Agradecemos a todos pelo enorme apoio recebido durante esses tempos difíceis e pedimos respeito à privacidade de familiares e amigos neste momento de luto.

A Família Raiola

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link