Quem gostou de Narcos precisa assistir El Patrón Del Mal. Por Emir Ruivo

Atualizado em 21 de setembro de 2015 às 5:52
Andrés Parra como Pablo Escobar
Andrés Parra como Pablo Escobar

 

 

Com o sucesso da série Narcos, muito se tem falado sobre o famoso traficante de drogas colombiano Pablo Escobar.

Narcos é uma série de boas e más qualidades. Esqueça por um instante o sotaque de Wagner Moura – do ponto de vista cinematográfico, Narcos é fabulosa; do ponto de vista de roteiro, nem tanto. É isso que é realmente relevante.

Narcos mostra um Escobar estereotipado, desumanizado. É um monstro e ponto. Você não sabe por quê. Tudo o que você sabe é que ele é um monstro.

A mãe cínica e coxinha de Escobar em Narcos é o retrato perfeito disso.

Uma outra série que também está no Netflix, no entanto, resolve o problema para quem quer entender Escobar um pouco melhor: El Patrón Del Mal.

Trata-se de uma série colombiana com atores colombianos, música colombiana. Tudo colombiano.

Mas não é essa a força da série. Apesar do nome que sugere estigma, o roteiro não estigmatiza Escobar. Ao contrário – humaniza-o. Conta sua história desde criança, crescendo com os primos e irmãos com quem posteriormente trabalharia.

Se era um cara extremamente inteligente, era também extremamente inseguro. Se era um cara amoral, também tinha um grande senso de fidelidade.

O ser humano antes de se tornar um sociopata. Ou o sociopata em formação.

O problema de El Patrón Del Mal é o exato oposto do de Narcos. A cinematografia é muito inferior. Se às vezes ela não compromete, outras tem cara de novela mexicana. Sabe quando alguém diz no telefone “vou te matar” e então a câmera fecha na cara de medo de quem acabou de ser ameaçado e tocam uns tambores?

Tipo isso. Mas nem sempre.

Compartilhar
Artigo anteriorEduardo Cunha é hostilizado no Rock in Rio
Próximo artigoQuem gostou de Narcos precisa assistir El Patrón Del Mal. Por Emir Ruivo
Emir Ruivo é músico e produtor formado em Projeto Para Indústria Fonográfica na Point Blank London. Produziu algumas dezenas de álbuns e algumas centenas de singles. Com sua banda, Aurélios, possui dois álbuns lançados pela gravadora Atração. Seu último trabalho pode ser visto no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=dFjmeJKiaWQ