
Essa é a chamada esdrúxula da Folha para a nova pesquisa Quaest:
“Genial/Quaest: Lula lidera 1º turno, e Flávio consolida segundo lugar, à frente de Tarcísio”
Logo abaixo da manchete, há essa informação:
“No 2º turno, atual presidente registra 45% ante 38% do senador e bate governador por 44% a 39%”
Por que Flávio se consolida em segundo lugar, se Tarcísio é quem tem a menor diferença em relação a Lula no segundo turno?
Porque a Folha mistura os nomes de Tarcísio e Flávio no primeiro turno, na disputa com Lula, e o filho aparece melhor colocado do que o governador.
A Folha informa:
“A constatação de que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficaria à frente do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que contribuiu para queda da Bolsa em dezembro, repetiu-se nos cenários em que os nomes dos dois foram testados para o primeiro turno.
Em um deles, no qual outros nomes de direita também concorrem, Lula fica com 36% das intenções de voto, e Flávio marca 23% contra 9% do governador de São Paulo.
Em uma configuração com apenas Tarcísio como representante do grupo de governadores de direita, este marca 14%, ficando atrás do senador, com novamente 23%, e do atual presidente, que vai a 40%”.

Por que esses resultados em primeiro turno? Porque a conexão da base bolsonarista é maior com Flávio do que com Tarcísio, que não tem a confiança da extrema direita.
Mas isso vale tanto quanto uma aplicação no Banco Master hoje, não vale nada. Porque a eleição não se decide no primeiro turno.
O que importa para a direita é que Tarcísio melhora sua performance no segundo turno e se apresenta como candidato de toda a direita e não só do bolsonarismo, porque alarga contra Lula seu alcance nessa base antilulista. Coisa que Flávio não consegue.
Mas a Folha faz a confusão, talvez só para confundir mesmo, ou por obra do estagiário que editou a capa. A Folha pode estar dizendo que Tarcísio deve se aquietar e buscar se reeleger em São Paulo.
OBVIEDADE
A chamada de capa do Estadão para a pesquisa é a mais óbvia e correta:
“Lula supera adversários no 2º turno, e Tarcísio, Flávio e Ratinho Jr. são os mais competitivos, mostra pesquisa Genial/Quaest”.
O Estadão dá o que a Folha esconde: que Lula vence todos no segundo turno e que a hierarquia de protagonismo na direita é essa: Tarcísio, Flávio e Ratinho. Pronto. É simples.