Quem são os embaixadores nomeados por Lula para o Reino Unido, Israel e Cuba

Atualizado em 14 de junho de 2023 às 14:00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou três novos embaixadores do Brasil para o Reino Unido, Israel e Cuba. As nomeações foram publicadas na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (14).

Os nomeados foram: Antônio Patriota, para a embaixada do Brasil no Reino Unido; Frederico Meyer, para a embaixada do Brasil em Israel; e Christian Vargas, para a embaixada do Brasil em Cuba. Todos eles foram sabatinados e aprovados pelo Senado Federal, em maio.

Antônio de Aguiar Patriota tem 69 anos e já ocupou o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos entre 2007 e 2009, quando Lula era presidente. Ele também atuou como ministro das Relações Exteriores no governo de Dilma Rousseff (PT) entre 2011 e 2013 e chefiou a representação do Brasil na ONU entre 2013 e 2016.

Antonio Patriota – Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Já Frederico Salomão Duque Estrada Meyer tem 70 anos e já foi chefe da diplomacia brasileira no Cazaquistão e Marrocos durante os governos do PT. Meyer também atuou em missões diplomáticas no Iraque, Suíça, Cuba, Guiana, Rússia e nas Nações Unidas.

Frederico Meyer – Foto: Reprodução/Twitter

Christian Vargas tem 55 anos e foi diretor do Departamento de Integração Regional da Secretaria de América Latina e Caribe do Itamaraty. Ele também já trabalhou nas embaixadas brasileiras nos Estados Unidos e Rússia. No governo Bolsonaro, Vargas atuou como chefe da assessoria especial de relações internacionais do Ministério de Minas e Energia.

Além deles, o governo também publicou as nomeações de outros dois diplomatas para cargos de representação do Brasil no exterior. São eles: Guilherme de Aguiar Patriota, como Delegado Permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e a outras Organizações Econômicas; e Leonardo Cleaver de Athayde, como Cônsul-Geral do Brasil em Munique, na Alemanha.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link