Quem são os fugitivos de prisão de segurança máxima em Mossoró (RN)

Atualizado em 14 de fevereiro de 2024 às 13:49
Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça foram responsáveis por primeira fuga de penitenciárias federais no país. Foto: Divulgação

Nesta quarta (14), dois presos escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), primeira fuga registrada em unidades administradas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Eles foram identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”.

Ambos são do Acre, têm ligação com o Comando Vermelho e estavam na Penitenciária Federal desde setembro de 2023. Rogério, tem uma vasta ficha criminal e cumpria pena no Acre antes de ser transferido para o Rio Grande do Norte.

Deisinho estava preso desde agosto de 2015 e passou também pelo presídio federal de Catanduva (PR). Ele responde por assaltos, furtos, roubos, homicídio e latrocínio.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre, Rogério e Deibson participaram de rebelião que ocorreu no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves, em Rio Branco (AC), em julho de 2023. A ação executou cinco detentos cruelmente, com decapitações e esquartejamentos.

Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Foto: Divulgação

O presídio abriu um procedimento para investigar as circunstâncias da fuga da dupla. O Ministério da Justiça acionou a direção da Polícia Federal para recapturar os fugitivos e enviou o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, à cidade.

As prisões federais são usadas para combater o crime organizado, isolando lideranças e presos de alta periculosidade. O prazo máximo para que detentos fiquem nessas unidades, sob o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), é de dois anos, por isso eles cumpririam pena até setembro de 2025.

O presídio de Mossoró é uma das cinco unidades prisionais federais do país e a única no Nordeste. Ele foi inaugurado em 2009 e abriga mais de 200 detentos atualmente.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.