Quinto avião da FAB com 215 resgatados de guerra em Israel pousa no Rio

Atualizado em 15 de outubro de 2023 às 8:22
Quinto voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel pousou na madrugada de domingo (15) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/FAB/Governo Federal

Na madrugada deste domingo (15), o quinto voo de repatriação de brasileiros provenientes de Israel aterrissou no Rio de Janeiro com 215 passageiros a bordo. A aeronave KC-30 partiu de Tel Aviv, Israel, por volta das 12h (horário de Brasília) de sábado (14) e pousou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro às 1h45 de domingo (15), conforme informado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O voo incluiu também 16 animais de estimação dos brasileiros repatriados.

O resgate integra a Operação Voltando em Paz, conduzida pelo governo federal. Com esses passageiros, o total de pessoas repatriadas devido à guerra alcança 916, todos provenientes de Israel.

No geral, mais de 2,7 mil brasileiros solicitaram assistência para deixar o Oriente Médio. Aqueles que desejam sair de Israel precisam preencher um formulário disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv neste link.

Explosão em Gaza durante ataque de Israel — Foto: Aris Messinis/AFP

Em resposta a um ataque-surpresa realizado pelo Hamas em 7 de outubro, o Exército de Israel tem conduzido bombardeios em territórios palestinos, principalmente na Faixa de Gaza, controlada pelo grupo terrorista.

A guerra entre o Hamas e Israel já resultou em 3,5 mil mortes entre israelenses e palestinos.

Brasileiros na Faixa de Gaza

O governo brasileiro está negociando a retirada de brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza por meio da fronteira com o Egito.

Esses brasileiros aguardam autorização para cruzar a fronteira e ingressar em território egípcio. Lá, a expectativa é que sejam embarcados em um voo da FAB para deixar a zona de conflito.

Um avião da Presidência da República foi cedido para essa operação. Contudo, ainda não há previsão para a autorização da travessia da Faixa de Gaza para o Egito.

No sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com os presidentes do Egito e da Autoridade Palestina.

Em nota sobre a conversa com o Egito, o governo destacou que ambos os presidentes concordaram com a urgência de permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza. Além disso, como presidente do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil continuará atuando contra um desastre humanitário ainda maior.

Em relação à nota com a Autoridade Palestina, o Planalto afirmou que Lula lembrou o reconhecimento brasileiro do Estado Palestino, expressou preocupação com os civis da região e condenou os ataques terroristas do Hamas contra civis em Israel.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link