Racismo e transfobia: o show de preconceitos da CNN Portugal ao falar do caso Vini Jr.

Atualizado em 18 de fevereiro de 2026 às 19:08
Comentaristas da CNN Portugal. Foto: Reprodução

Os mesmos comentaristas da CNN Portugal, acusados nas redes sociais de minimizar a denúncia de racismo feita por Vinícius Júnior na partida entre Real Madrid e Benfica na última terça-feira (17) e transferir responsabilidade ao atacante, voltaram a expor sua postura racista e transfóbica.

O brasileiro teria sido chamado de “macaco” pelo atleta argentino Gianluca Prestianni no duelo de ida dos playoffs classificatórios da Champions League.

Ao comentar novamente sobre o episódio, um dos comentaristas disparou: “Vou dizer uma coisa que vai ofender muita gente: “Hoje em dia, você não pode chamar um cara negro de negro, ou um cigano de cigano, mas pode chamar um homem de mulher. É narrativa.”

Esse mesmo comentarista já havia questionado a credibilidade da denúncia do jogador do Real Madrid. “Ele pode não inventar, agora a questão é porque é que só acontece com ele”, disse, acrescentando que o atleta poderia estar entrando “na paranoia”.

Em outro trecho, afirmou ainda que Vini Jr “também não devia ter ido provocar depois de ter marcado aquele grandíssimo gol”, sugerindo que a postura do atleta contribuiria para os episódios.

As falas foram criticadas por relativizarem denúncias de racismo e por insinuarem que o comportamento do jogador justificaria hostilidade das arquibancadas. Perfis nas redes classificaram a abordagem como tentativa de proteger o Benfica e o meia argentino Prestianni, acusado por Vini Jr. de ofensas racistas durante a partida.