Raio da Morte: garoto faz experiência que pode comprovar teoria de Arquimedes

Atualizado em 10 de março de 2024 às 13:47
O estudante de Londres, Brenden Sener. (Foto: Reprodução)

Considerando um dos maiores matemáticos de todos os tempos, Arquimedes, que viveu na Grécia em III a.C. é conhecido por suas ideias no campo da engenharia, da física e da astronomia, algumas das quais são estudadas até hoje. Agora, um estudante do ensino médio pode ter descoberto algo que poderia confirmar uma de suas teorias.

Brenden Sener, um estudante canadense de 13 anos criou uma versão minúscula de um dispositivo lendário associado a Arquimedes — o “raio da morte”.

O “Raio da Morte” teria sido usado como arma de guerra e consistia em um conjunto de espelhos projetados para concentrar a luz solar em um alvo e causar combustão.

Representação do espelho de Arquimedes usado para destruir navios. (Foto: Reprodução)

Sener se inspirou em Arquimedes durante uma viagem à Grécia e decidiu investigar a famosa invenção. Em seu projeto científico, ele montou uma experiência com lâmpadas de aquecimento e pequenos espelhos côncavos para testar a viabilidade do dispositivo. Os resultados foram surpreendentes, mostrando aumentos significativos de temperatura conforme mais espelhos eram adicionados.

Apesar da juventude, Sener demonstrou grande compreensão e habilidade científica. Seu experimento atraiu a atenção de especialistas, que elogiaram sua abordagem e conclusões.

Embora as limitações práticas do “raio da morte” permaneçam em questão, o projeto de Sener oferece uma base sólida para discussões e estudos futuros.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link