Randolfe, Contarato e outros parlamentares pedem apreensão do passaporte de Salles

Atualizado em 24 de junho de 2021 às 17:53
Randolfe Rodrigues. Foto: Flickr/Senado

O DCM recebeu a seguinte informação:

LEIA – “Ato de Covardes!”, diz Randolfe sobre ameaças de Onyx aos denunciantes do esquema da Covaxin

“Contarato e outros parlamentares pedem que STF apreenda passaporte de Ricardo Salles.

LEIA MAIS – Randolfe e Renan dizem que podem mandar prender Onyx por intimidar testemunha da CPI

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) pediu ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (24), junto com outros parlamentares, a apreensão do passaporte do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

‘Não podemos permitir que Salles saia do país. Ele pediu demissão do cargo no momento em que uma investigação contra si estava finalmente chegando muito perto de uma iminente responsabilização criminal. Com todos os fatos gravíssimos que cercaram sua péssima gestão, precisamos garantir que ele não tenha condições de deixar o Brasil’, assinala Contarato.

Os peticionantes entendem que há verdadeiras chances de Salles tentar se evadir de ser responsabilizado pelos supostos atos criminosos publicamente praticados, vez que ele renunciou ao seu cargo ‘para fazer o processo voltar à estaca zero, o que naturalmente dificulta sua responsabilização criminal’.

Ainda segundo o documento, dentro de um cenário de adequação e proporcionalidade entre a medida cautelar e a gravidade dos fatos apurados e suas consequências sistêmicas, os peticionantes entendem como necessária a decretação da apreensão e posterior retenção do(s) passaporte(s), com o fito de permitir que o ex-ministro responda, em território nacional, ao inquérito que apura as gravíssimas ilicitudes do seu comportamento enquanto ainda ministro do Meio Ambiente”.

O senador Randolfe Rodrigues também divulgou essa solicitação no Twitter:

Pedimos ao STF que retenha o passaporte de Ricardo Salles p/ que ele não deixe o Brasil e responda à Justiça por seus atos durante sua ‘gestão’ no @mmeioambiente. Assinam o pedido a dep. @JoeniaWapichana, o dep. @alessandromolon, o Sen. @ContaratoSenado e líderes da Câmara”.