
O restaurante brasileiro Lasai, localizado no bairro Humaitá, no Rio de Janeiro, conquistou a 28ª posição no prestigiado ranking The World’s 50 Best Restaurants 2025, anunciado nesta quinta-feira (19) em Turim, Itália. O reconhecimento consolida o estabelecimento comandado pelo chef Rafa Costa e Silva e sua esposa Malena Cardiel como um dos principais destinos gastronômicos globais.
Com capacidade para apenas 10 pessoas por noite e menu degustação no valor de R$ 1.380 por cliente, o Lasai se destaca por sua abordagem sazonal, utilizando ingredientes cultivados em duas hortas próprias e por pequenos produtores locais.
O primeiro lugar da lista ficou com o restaurante peruano Maido, especializado em culinária nikkei (fusão de gastronomia peruana e japonesa). O Brasil teve ainda quatro representantes nas posições 51 a 100: Tuju (70°), Evvai (95°) e A Casa do Porco (83°), de São Paulo, e Oteque (81°), também do Rio.
Felipe Bronze, chef veterano com duas estrelas Michelin, destacou a importância do reconhecimento: “É lindo ver o Rio de Janeiro manter os dois restaurantes com as duas estrelas Michelin que já tínhamos antes, mas principalmente dar as boas-vindas para que se tenha um cara que eu acho que merece muito as duas estrelas, que é o Rafa Costa e Silva. O trabalho que ele faz no Lasai é impecável, com muita paixão, muita obstinação”.

O Lasai já havia sido reconhecido em 2024 com duas estrelas no Guia Michelin, que descreveu a experiência de jantar no local como “ir a um teatro onde a cozinha é a protagonista”.
“Comercialmente é muito importante pra gente. É uma massagem no ego maravilhosa. Pra equipe, é importantíssimo. Pro bairro, pros vizinhos, pra outros restaurantes. É um sonho nosso”, comentou Rafa Costa sobre a premiação no ano passado.
Para Felipe Bronze, esses reconhecimentos são fundamentais: “O Guia Michelin voltando com tudo vai reaquecer esse turismo gastronômico no Rio. É importante e relevante para a nossa cidade”.
A lista The World’s 50 Best Restaurants é organizada anualmente pela empresa William Reed e se consolidou como um dos principais termômetros da gastronomia mundial, influenciando tanto o público quanto a crítica especializada.
Veja o top 50 completo abaixo:
- Maido (Lima)
- Asador Etxebarri (Espanha)
- Quintonil (México)
- Diverxo (Espanha)
- Alchemist (Dinamarca)
- Gaggan (Bangkok)
- Sézanne (Tóquio)
- Table (Paris)
- Kjolle (Lima)
- Don Julio (Buenos Aires)
- Wing (Hong Kong)
- Atomix (Estados Unidos)
- Potong (Tailândia)
- Plénitude (França)
- Ikoyi (Londres)
- Lido 84 (Itália)
- Sorn (Tailândia)
- Reale (Itália)
- The Chairman (Hong Kong)
- Atelier Moessmer Norbert Niederkofler (Itália)
- Narisawa (Japão)
- Sühring (Tailândia)
- Boragó (Chile)
- Elkano (Espanha)
- Odette (Singapura)
- Mérito (Peru)
- Trèsind Studio (Emirados Árabes Unidos)
- Lasai (Rio de Janeiro)
- Mingles (Coreia do Sul)
- Le Du (Tailândia)
- Le Calandre (Itália)
- Piazza Duomo (Itália)
- Steirereck (Áustria)
- Enigma (Espanha)
- Nusara (Tailândia)
- Florilége (Japão)
- Orfali Bros (Emirados Árabes Unidos)
- Frantzén (Suécia)
- Mayta (Peru)
- Septime (França)
- Kadeau (Dinamarca)
- Belcanto (Portugal)
- Uliassi (Itália)
- La Cime (Japão)
- Arpège (França)
- Rosetta (México)
- Vyn (Suécia)
- Celele (Colômbia)
- Kol (Inglaterra)
- Restaurant Jan (Munique)