Rapper e apoiador de Trump: quem é o suspeito do massacre que matou 6 nos EUA

Atualizado em 5 de julho de 2022 às 11:04
Robert E. Crimo se fantasiou de Wally em comício pró-Trump

O homem de 22 anos suspeito de assassinar seis pessoas e ferir outras 36 em um tiroteio em massa no desfile do Dia da Independência dos EUA é um aspirante a rapper que postou vídeos perturbadores nas redes sociais, incluindo uma animação de um atirador sendo morto a tiros pela polícia.

Robert ‘Bobby’ E. Crimo III se apresenta sob o nome ‘Awake the Rapper’. Seus perfis nas redes, incluindo um canal no YouTube, estão repletos de vídeos com fantasias de tiroteios em massa, enquanto outra contém uma manchete fazendo referência a Lee Harvey Oswald, o homem que assassinou o presidente John F. Kennedy.

As contas de Crimo mostram também que ele é um apoiador de Donald Trump, tendo participado de comícios do ex-presidente americano vestido como o personagem fictício Wally, da famosa série de livros ‘Onde está Wally?’. Em outras fotos, ele pode ser visto usando uma bandeira de Trump como capa.

Crimo fantasiado de Wally em ato pró-Trump
Robert E. Crimo usa bandeira de Trump como capa

O suspeito também postou fotos em que aparece usando um suéter estampado com o meme ‘Pepe, o Sapo’, um símbolo popular entre grupos de extrema-direita.

Crimo é acusado ainda de possuir um servidor na plataforma de mensagens sociais Discord que foi nomeado ‘SS’, em referência à polícia nazista da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. O servidor já foi removido.

Servidor no Discord chamado ‘SS’, que pertenceria a Robert Crimo

No canal do criminoso no YouTube, foram publicados vídeos perturbadores que parecem glorificar a violência armada. Em um deles, intitulado ‘On my Mind’, Crimo é visto dentro de uma sala de aula vazia vestindo um traje militar, segurando a bandeira americana e jogando balas douradas no chão.

Em outro, ele desenhou uma animação grosseira de um homem segurando um rifle antes de ser baleado pela polícia e cair em uma poça de sangue.

Animação publicada no YouTube de Crimo

O jovem de 22 anos é o segundo de três filhos que cresceram em uma família ítalo-americana em Highland Park, comunidade no estado de Illinois em que seu avô nasceu em 1928.

Acredita-se que o pai de Crimo, Bob, de 58 anos, seja o dono de uma delicatessen local, que certa vez concorreu sem sucesso para prefeito da cidade de Highwood, perto de Highland Park, onde ocorreu o tiroteio.

Bob Crimo parece ser um acérrimo defensor do direito de possuir armas. No dia do massacre na escola em Uvalde, no Texas, que deixou 19 crianças e duas professoras mortas, ele curtiu um post no Twitter que dizia: “Proteja a Segunda Emenda como se sua vida dependesse disso”.

“Proteja a Segunda Emenda como se sua vida dependesse disso”, disse pai de Crimo no dia de massacre em escola no Texas

Artista verificado no Spotify, Crimo tem vários álbuns e EPs disponíveis na plataforma. Um deles, intitulado ‘Brainwashed’ e lançado no início deste ano, inclui as músicas ‘Dead Again’ e ‘I Am the Storm’, que fazem alusão ao QAnon, teoria da conspiração de extrema-direita que alega haver uma cabala secreta, formada por pedófilos e canibais, que esteve conspirando contra Trump e seus apoiadores.

No videoclipe da música ‘On my Mind’, Crimo é visto dentro de uma sala de aula vazia usando um equipamento militar e segurando a bandeira americana. Veja abaixo: