Raro e sem sintomas específicos: saiba tudo sobre o tumor de Paulinho da Viola

Atualizado em 1 de agosto de 2023 às 19:25

Após passar por uma “indisposição”, o cantor e compositor Paulinho da Viola precisou cancelar o show que faria em Três Rios, no Rio de Janeiro, no último domingo, 30. No entanto, durante a madrugada, após uma bateria de exames, um diagnóstico preocupante foi revelado.

Os exames revelaram que o cantor foi diagnosticado com um tumor estromal gastrointestinal no intestino delgado, o que exigiu intervenção cirúrgica imediata para prevenir eventuais consequências de sangramento digestivo.

A cirurgia foi bem-sucedida, e a equipe médica relatou que o músico está se recuperando satisfatoriamente. No entanto, após a retirada do tumor, será necessária uma biópsia para averiguar se o mesmo é benigno ou maligno. Paulinho segue internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio.

Entendendo o GIST

O tumor estromal gastrointestinal (GIST) tem origem nas células de Cajal, presentes na parede dos órgãos do trato gastrointestinal. Em sua maioria (60%), ocorre no estômago, e em 35% dos casos, é encontrado no intestino delgado. Existem também ocorrências menos comuns nos órgãos como esôfago, cólon (intestino grosso), reto ou abdômen.

Tumor gastrointestinal (GIST). Reprodução

Raridade e prevalência

O GIST é um câncer raro que pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum a partir dos 60 anos. Embora não haja estatísticas oficiais no Brasil, estima-se que haja uma prevalência média de 2 a 2,5 casos novos por 100 mil habitantes, representando mais de 3 mil casos anuais entre os brasileiros. Nos Estados Unidos, o número anual de diagnósticos de GIST varia de 4 mil a 6 mil, de acordo com a American Cancer Society.

A falta de sintomas específicos torna o diagnóstico do GIST desafiador. Frequentemente, a doença é descoberta durante uma endoscopia ou tomografia computadorizada para investigar outras condições não relacionadas. A confirmação do diagnóstico é feita apenas após a realização de uma biópsia, coletando uma amostra do tumor.

Tratamento e perspectivas de cura

O principal tratamento para o GIST é a ressecção cirúrgica completa, ou seja, a remoção total do tumor, sempre que possível, para prevenir a metástase dentro do abdômen por ruptura e extravasamento. Em casos mais complexos, a cirurgia é seguida por um tratamento de três anos com uma terapia-alvo chamada imatinibe, que inibe a proteína tirosina quinase. A radioterapia é raramente indicada no tratamento do GIST.

Causas e sintomas

O GIST tem como principal causa uma mutação genética no gene Kit. Essa mutação pode ocorrer nas células que originam o tumor ao longo da vida do paciente (mutação somática) ou, em casos mais raros, ser herdada geneticamente, inclusive em outros genes, como na neurofibromatose tipo 1.

Embora os sintomas do GIST sejam inespecíficos, incluindo sangramento digestivo, anemia, problemas de pele, mal-estar geral, desconforto abdominal, inchaço ou plenitude abdominal e dor muscular, é fundamental que qualquer pessoa que apresente esses sintomas consulte um médico para avaliação e possível realização de exames adequados. O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura, que superam 90% quando a doença é restrita ao órgão de origem.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link