Ratinho Jr. tenta censurar professores de falar sobre a privatização das escolas no PR

Atualizado em 3 de junho de 2024 às 21:19
Ratinho Jr. falando e gesticulando com expressão séria e bandeira do Brasil ao fundo
Governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) – Divulgação

O governo do Paraná entrou com um pedido na Justiça para suspender a greve dos professores e excluir postagens críticas feitas pelo perfil @appsindicato sobre a privatização das escolas e a organização da greve. Segundo o governo, o sindicato estava divulgando informações falsas com o objetivo de boicotar o projeto de privatização das escolas. Com informações do site Revérbero.

A desembargadora Dilmari Kessler, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), acatou parcialmente o pedido do governo. Ela ordenou a suspensão da greve, mas não determinou a remoção das postagens críticas.

Apesar da decisão judicial, a Associação dos Professores do Paraná (APP Sindicato) anunciou que a paralisação começará conforme planejado, no dia 3 de junho. O sindicato afirmou estar preparado para lidar com todos os processos judiciais relacionados.

“Reiteramos a Legalidade da Greve que começa nessa Segunda-feira, dia 03/06”, declarou a entidade sindical.

Sala de aula sem alunos e professor
Sala de aula – Agência Brasil

Mesmo com a tramitação do projeto de privatização em regime de urgência – conhecido como “tratoraço” – e com a oposição denunciando possíveis ilegalidades, a juíza considerou que faltou tentativa de negociação por parte da APP Sindicato.

A APP Sindicato classificou a decisão como uma prática antisindical do governo. “Esta é mais uma prática antisindical do governo, que não respondeu nenhuma das nossas tentativas de diálogo. Nosso sindicato ainda não foi intimado”, afirmou a APP.

O sindicato também informou que está acompanhando a ação judicial que questiona a constitucionalidade do PL 345/24, movida pelos deputados de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link