Receita determina sigilo de 100 anos sobre processo em favor de Flávio Bolsonaro

Atualizado em 14 de julho de 2022 às 13:31
Flávio Bolsonaro
Senador Flávio Bolsonaro
Foto: Pedro França/Agência Senado

A Receita Federal determinou um sigilo de 100 anos sobre o processo que apresenta a ação do órgão federal para tentar confirmar uma tese da defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para anular a origem do caso das “rachadinhas”, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

Essa determinação impôs mudança na interpretação do órgão sobre o caráter dos documentos, que antes eram disponibilizados publicamente.

A Receita afirma que os documentos têm informações pessoais e por este motivo o acesso está restrito a agentes públicos e aos envolvidos no caso.

Em fevereiro passado, os mesmos documentos haviam sido disponibilizados pela Receita, que por se tratar de uma investigação encerrada, não havia restrição para a sua divulgação.

Na época, foi vetada apenas a disponibilização de dois relatórios do Coaf (órgão federal de inteligência financeira) e de uma planilha com registros de acessos de auditores fiscais nos dados de Flávio.

A liberação dos papéis em fevereiro e a negativa em julho ocorreram por meio de pedidos via Lei de Acesso à Informação. Após a última negativa, a Receita não explicou o motivo para a mudança.

Os papéis apontam que o órgão mobilizou durante quatro meses uma equipe de servidores para tentar confirmar a tese de defesa do filho do presidente, que afirmava que ele teria tido seus dados fiscais acessados e repassados de forma ilegal ao Coaf.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link