Recondução de Aras seria um símbolo ruinoso para a democracia. Por Jeferson Miola

Atualizado em 12 de julho de 2023 às 6:39
Procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Adriano Machado

Para o senador petista Jaques Wagner, líder do governo Lula no Senado, o procurador-geral da República Augusto Aras “prestou um serviço importante para o Brasil”.

Numa referência indireta à corrupção do sistema de justiça pela Lava Jato, Jaques Wagner diz que Aras deu uma “inegável a contribuição” para a “volta à normalidade depois de um período bastante complicado e duro de uso do ativismo judicial para caçar pessoas e reputações”.

Colocar um freio nos abusos, desvios e ilegalidades da Lava Jato, em especial as perpetradas por procuradores da República sob seu comando hierárquico, é um dever institucional e uma obrigação funcional que todo e qualquer chefe da PGR deveria observar.

Aras desarticulou os esquemas criminosos de procuradores da chamada operação Lava Jato, é verdade, mas durante toda sua gestão à frente da PGR nenhum procurador implicado em ilícitos, abusos e desvios foi demitido do cargo e submetido à justiça.

Senador Jaques Wagner. (Foto: Reprodução)

Portanto, é um tanto exagerado considerar-se o desmonte do lavajatismo da PGR como um ato de heroísmo do atual procurador-geral.

Além disso, o cumprimento deste dever elementar tampouco pode ser considerado uma “inegável contribuição” de Aras, ou um “serviço importante [dele] para o Brasil”.

Este “desempenho ordinário” de Aras não é nem suficiente nem adequado para justificar a continuidade dele no cargo por mais um mandato.

O governo até pode raciocinar com pragmatismo – ou maquiavelicamente – e deduzir que Aras é conveniente porque é o tipo de arrivista que “entrega a mercadoria”, como ele mostrou na fidelidade [criminosamente] canina a Bolsonaro; mas na hipótese remota de indicação dele por Lula seria uma escolha simbolicamente e historicamente desastrosa.

A recondução de Augusto Aras representaria um símbolo ruinoso para a democracia.

Aras se notabilizou muito mais pelo seu colaboracionismo com o fascismo do que pelo combate aos exageros da Lava Jato.

É imponderável o terrível prejuízo que Aras causou à sociedade brasileira ao blindar Bolsonaro e impedir seu julgamento pelos inúmeros crimes cometidos no poder, sobretudo na pandemia, no genocídio dos povos indígenas, na disseminação de mentiras e na propagação de ódio e violência na sociedade brasileira.

Se estivesse acontecendo uma justiça de transição no Brasil, o que é um imperativo democrático frustrado, Augusto Aras não estaria concorrendo à recondução do comando da PGR, porque estaria sentado no banco dos réus, ao lado daqueles dos quais ele foi cúmplice.

Originalmente publicado no blog do autor

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link