Record mente sobre absolvição de Marcelo Crivella

Atualizado em 10 de maio de 2022 às 9:33
Marcelo Crivella em entrevista à Record

Comandada pelo bispo Edir Macedo, a Record TV tem trabalhado para proteger outro bispo, o ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella. Uma reportagem de 10 minutos do programa ‘Domingo Espetacular’, que foi ao ar no último fim de semana, trata o carioca como vítima e inventa que ele foi “inocentado das acusações de corrupção”.

A matéria diz que os processos contra Crivella foram “arquivados por falta de provas” e que o chamado “QG da Propina”, esquema de corrupção apontado pelo Ministério Público do Rio durante sua prefeitura, “não se sustentou”. Foi esse caso que motivou a prisão do religioso, em dezembro de 2020.

Na reportagem, a emissora diz que a “violência cometida contra Marcelo Crivella marcou a família” e dá espaço para o ex-prefeito se manifestar e “provar inocência”, com uma entrevista em que ele lamenta não ter sido autorizado pela Justiça a colocar flores no túmulo da mãe.

A informação de que Crivella foi absolvido no caso do QG da Propina não é verdadeira. O processo teve declínio de competência da Justiça estadual para a eleitoral, e lá se encontra parado até o presente momento, aguardando finalização de julgamento de reclamações no Supremo Tribunal Federal (STF).

A Record utiliza a expressão “arquivado em definitivo” para ilustrar uma suposta absolvição. No entanto, trata-se apenas do arquivamento dos autos da Justiça estadual em razão do envio do processo para a eleitoral, e não a finalização do processo em si.

Record coloca orações de Crivella no Cidade Alerta todos os dias

Crivela no Cidade Alerta
Reza de Bispo Crivela no Cidade Alerta – Foto Reprodução

Em dezembro do ano passado, o ‘Cidade Alerta Rio’ fez uma mudança inesperada na programação do noticiário. No início do programa, o bispo entrou no ar para fazer orações.

Foi o primeiro compromisso do ex-prefeito após ter sido solto da prisão, em fevereiro de 2021. Crivella foi preso no dia 22 de dezembro de 2020, por conta de desdobramentos da Operação Hades, que apontou existência de QG da propina dentro da Prefeitura do Rio.

Na atração local, logo após a saída do ar de Luiz Bacci, Ernani Alves, apresentador da Record no Rio, contou a novidade para o público fluminense.

“O Cidade Alerta Rio vem chegando com notícias do nosso estado, mas antes um momento especial pra você que enfrenta dificuldades ou apenas quer agradecer por um dia vencido. Vem chegando a oração do bispo Marcelo Crivella. Seja bem-vindo”, disse o âncora na época.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link