Rede de Armazém do Campo do MST completa 6 anos com festividades em São Paulo

Atualizado em 30 de julho de 2022 às 8:05
Armazém do Campo. Foto: Luara Del Chiávon

Neste sábado, 30 de julho, o MST celebra 6 anos da existência do Armazém do Campo, fundado em São Paulo. Hoje, a rede está presente em todas as grandes regiões do país, e é a maior em unidades especializadas em produtos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar Camponesa.

Após a abertura da primeira unidade do Armazém do Campo em São Paulo, a Rede vem se expandindo nestes últimos 6 anos e hoje conta com 25 lojas físicas. Além das lojas físicas, ao todo, são 39 unidades de comercialização com entregas programadas e compras online, presentes em 36 cidades interioranas e capitais, levando os frutos da luta pela terra do campo à cidade.

Ademar Ludwing, coordenador da Rede de Armazéns do Campo, conta que a ideia da primeira unidade veio à tona após a realização da Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontecia já anualmente na capital paulista. E a partir do desejo da permanência da experiência que já acontecia na feira, surgiu a estruturação da primeira loja, que tem sede no bairro dos Campos Elíseos, São Paulo.

“E como tudo no Movimento Sem Terra, desde que nasceu a primeira loja do Armazém do Campo, já existia uma necessidade de massificar essa estrutura, o que hoje se conforma nessa Rede dos produtos da Reforma Agrária” – conta o coordenador, que afirma que as unidades são muito mais que um espaço de comercialização.

A partir da Rede há a projeção de abertura de cerca de mil unidades de Armazéns do Campo nos próximos 20 anos. Com essa iniciativa, o Movimento consolida a marca dos sabores e conquistas da luta empenhada em seus 38 anos de existência e resistência, ofertando alimentos saudáveis, livres de veneno, agroecológicos e orgânicos à preço justo.

“São nessas lojas que tu vai encontrar os frutos da luta pela terra, desses quase 40 anos de luta do MST. Mas também vai encontrar aqui o produto do quilombola, do ribeirinho, da mulher camponesa, da juventude, o artesanato, o material de luta, o boné, a camiseta. E é onde há também uma diversidade de eventos culturais que o Armazém tem feito em São Paulo, mas também em todas as unidades espalhadas pelo Brasil, tecendo um diálogo direto entre a classe trabalhadora do campo e cidade” – declara Ludwing.

Festividade

Para celebrar o aniversário dos 6 anos da Rede, o Armazém do Campo em São Paulo  contará com uma programação especial neste sábado (30), onde será sede do Festival “A Esperança Vai Vencer o Medo”, com programação das 11h até às 20h, contando com as apresentações culturais levadas pelo Mestre Tião Carvalho, Samba Camará, Pagode da Dessa, Afoxé amigos de Katendê e do bloco Esquenta CarnaLulaHaddad.

Além das atrações culturais, o evento conta com um cardápio especial, o arroz carreteiro feito por  João Pedro Stedile. O evento é aberto ao público, na Rua Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos, São Paulo.