Destaques

Rede internacional de apoio à Democracia no Brasil é proposta por Haddad e Tarso

Tarso Genro e Fernando Haddad. Foto: Divulgação/Facebook

Publicado originalmente no Sul21

O ex-prefeito de São Paulo e candidato à presidência da República em 2018, Fernando Haddad, e o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, participaram nos últimos dias de uma série de encontros na Espanha com representantes de partidos de esquerda, movimentos sociais, sindicatos e personalidades políticas. As conversas têm como objetivo a formação de uma rede de resistência e apoio à Democracia no Brasil, envolvendo personalidades de vários partidos e movimentos, desde o centro até a esquerda. Além disso, pretende denunciara situação de estado de exceção que ocorre no Brasil bem como defender as instituições democráticas originárias da Constituição de 88.

Segundo Tarso Genro, a estratégia não é estabelecer uma articulação ideológica ou programática: “o ponto fundamental desta rede é observar a degradação da questão democrática no Brasil, defender as instituições democráticas e republicanas e informar para o mundo o que ocorre no nosso país em termos de violência política, conservadorismo e bloqueio de direitos fundamentais”.

Fernando Haddad destacou que a crise da Democracia e a retirada de direitos não é uma exclusividade brasileira: “é um problema mundial! É importante trocarmos informações sobre essas ameaças à direitos civis, direitos políticos e direitos sociais. Temos que abordar também a pauta ambiental, que é algo caro a toda humanidade que depende de um planeta saudável para continuar vivendo com um bem-estar possível. Portanto, é fundamental consolidar esta rede de relacionamento”.

No encontro com o CCOO (principal sindicato de trabalhadores espanhol), os questionamentos sobre a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dominaram parte da reunião. Cristina Faciaben, secretária de Relações Internacionais e Cooperação da entidade, disse que a prisão não está fundamentada em procedimentos legais e foi proferida pelo atual “superministro” da Justiça, Sérgio Moro.

Nesta segunda-feira (21), Haddad e Tarso conversaram com dois ex-presidentes de governo da Espanha. A primeira reunião dos ex-ministros brasileiros foi com José Luis Zapatero. Em seguida, o encontro foi com Felipe González. Na agenda ainda constou uma reunião com integrantes do PSOE, partido do atual presidente de Governo Pedro Sánchez. Participaram do encontro ainda a presidente da sigla Cristina Narbona e o secretário de Economia e emprego Manuel Escudero Zamora.

No fim de semana o contato foi com o bloco parlamentar do Podemos. Na sua conta no twitter, Juan Carlos Monedero, um dos fundadores do movimento, disse que está “ao lado do Brasil digno, que enfrenta o neofascismo de Bolsonaro. Maus tempos no Continente, mas as pessoas conscientes estão acordadas e tecendo alianças”.

Nos próximos dias, Tarso e Haddad estarão em Lisboa. A agenda de trabalho foi articulada pelo Instituto Novos Paradigmas, com apoio da Secretaria de Relações Internacionais do PT.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Madonna, que vive de expôr privacidade, reclama de falta de privacidade no Rio

É muita hipocrisia. Madonna recentemente expressou frustrações com relação à falta de privacidade em sua…

29 minutos ago

Um Estado devastado sob o desgoverno do entreguismo. Por Moisés Mendes

Os desastres que estão destruindo vidas e comovendo os gaúchos são agravados pelos desastres políticos…

48 minutos ago

Sobe para 56 o número de mortos pelas chuvas no RS; 281 cidades já foram atingidas

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição,…

50 minutos ago

Quem é o advogado que pede R$ 50 milhões em processo contra Pablo Marçal

O advogado cearense César Crisóstomo entrou com uma ação na Justiça contra o pré-candidato à…

2 horas ago

Foragido da Justiça, influencer bolsonarista diz que come lixo nos EUA para sobreviver

O empresário e influenciador mineiro Esdras Jonatas dos Santos alegou que está comendo lixo nos…

3 horas ago

Delação de Mauro Cid ainda pode ser anulada; entenda

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a "integralidade" do acordo…

3 horas ago