“Redução do Estado”: Tarcísio cria 45 novos cargos comissionados para sua esposa comandar

Atualizado em 15 de novembro de 2025 às 10:35
Tarcísio e Cristiane Freitas. Foto: reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), autorizou a criação de 45 novos cargos comissionados no Fundo Social de São Paulo (FUSSP), órgão presidido pela primeira-dama Cristiane Freitas. As mudanças, que entram em vigor em 1º de dezembro, fazem parte de uma reestruturação administrativa que extinguiu 73 cargos existentes e abriu 118 novas vagas, resultando no saldo final de 45 postos adicionais.

As funções incluem assessoria especial, chefe de gabinete, assessor de imprensa, cerimonial, coordenação de compras e áreas de apoio operacional.

O decreto que reorganiza o FUSSP foi publicado no Diário Oficial no início de novembro. À coluna, o governo afirmou que a reformulação está alinhada à modernização administrativa do Estado e que a nova lei permitiu padronizar contratações, encerrar o regime CLT dentro do Fundo Social e regularizar servidores cedidos por outras secretarias.

Segundo a gestão do bolsonarista, que prega a “redução do Estado” aos seus eleitores, a revisão da estrutura era necessária para adequar o órgão às demandas atuais e garantir maior eficiência nos programas sociais conduzidos pela entidade.

Sede da FUSSP em Piracicaba. Foto: reprodução

O governo Tarcísio tem defendido a reforma administrativa como um dos eixos centrais de sua gestão desde 2023, quando anunciou a meta de reduzir em 20% o número de cargos comissionados no Estado.

A promessa incluiu o enxugamento de estruturas consideradas obsoletas e a redistribuição de funções em secretarias e órgãos vinculados. Apesar disso, ainda não foi divulgado um balanço consolidado que comprove a redução líquida dos cargos de confiança após as diversas mudanças implementadas nos últimos dois anos.

Criado em 1968, o Fundo Social de São Paulo é responsável por políticas de assistência e inclusão social. Entre suas atribuições estão programas de capacitação profissional, ações de solidariedade, campanhas de arrecadação e distribuição de doações, além de iniciativas como as Praças da Cidadania.

Tradicionalmente, a presidência do FUSSP é ocupada pela primeira-dama do estado, o que se manteve na gestão de Tarcísio com a nomeação de Cristiane Freitas.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.