Reeleito em El Salvador, Bukele insinua que Lula é “parceiro de criminosos”

Atualizado em 5 de fevereiro de 2024 às 9:14
Nayib Bukele e Lula. Foto: reprodução

O presidente reeleito de El Salvador, Nayib Bukele, insinuou durante seu discurso após a vitória que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “parceiro dos criminosos”.

Ele mencionou ter conversado algumas vezes com Lula, observando que o presidente petista nunca abordou a questão da segurança pública. Bukele está no poder desde 2019, destacando-se por suas decisões relacionadas à segurança pública e por medidas controversas consideradas autoritárias.

“Eu acredito que o que El Salvador está fazendo provavelmente tem muitas diferenças com o que o Brasil precisa. Mas o que incomoda muitos governos é que El Salvador mostra que tudo pode ser feito de boa vontade”, iniciou Bukele.

“E que quando um país não resolve seus problemas, especialmente de criminalidade, é porque não há vontade de resolvê-los. E, em alguns casos, porque são parceiros de criminosos. E então, obviamente, não vão atacar seus parceiros.”

Bukele ainda destacou que El Salvador pode ser utilizado como exemplo, mostrando que a vontade política e o apoio do povo podem ajudar a resolver os problemas do país.

“Então, a receita de El Salvador pode ser copiada e aplicada em qualquer outro país do mundo? Duvido. Mas o exemplo de El Salvador pode ser útil? Que um país tão pequeno, tão pobre quanto El Salvador, está resolvendo seus problemas com vontade política e apoio do povo? Sim”, ressaltou. “E é por isso que esse exemplo se aplica ao Brasil e a qualquer país do mundo.”

Vale destacar que, desde 2022, El Salvador está em estado de exceção, com mais de 70 mil pessoas presas sob suspeita de pertencerem a gangues. O presidente também estabeleceu uma prisão de segurança máxima, onde mais de 100 detentos são mantidos em celas sem colchões.

Assista abaixo:

 

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link