Reféns mortos por Israel escreveram “SOS” com restos de comida em bandeira

Atualizado em 18 de dezembro de 2023 às 17:27
Cartaz pedindo ajuda feito por reféns mortos por militares israelenses. Foto: Reprodução

Três reféns mortos por engano em Shejaiya, no norte da Faixa de Gaza, seguravam uma bandeira branca pedindo ajuda. Na mensagem, feita com restos de comida, estava escrito “SOS” e “Socorro, 3 reféns”.

As Forças de Defesa de Israel informaram no domingo (17) que os homens estavam “há algum tempo” em um prédio próximo ao local onde foram baleados por militares israelenses, segundo a BBC.

Os reféns, identificados como Yotam Haim, Alon Shamriz e Samar Talalka, estavam desarmados e haviam escapado do cativeiro do Hamas.

Conforme relatado por um oficial militar israelense que preferiu manter o anonimato, os homens saíram de um prédio sem camisa, um deles carregava uma vara com um pano branco.

“Um soldado se sentiu ameaçado, disparou sua arma e afirmou que eram terroristas. Os outros [soldados] também atiram e dois [reféns] morrem na hora”, disse o oficial. “O terceiro homem foi ferido e correu para dentro de um prédio vizinho”, acrescentou a fonte. Os soldados ouviram, então, “um pedido de socorro em hebraico”, acrescentou.

O governo de Israel admitiu que os reféns foram identificados “erroneamente como uma ameaça” e que os militares não “seguiram as regras de combate do Exército”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link