Destaques

Reinaldo Azevedo rebate Demétrio Magnoli: “bolsonarista harmonizado” e “sectário de centro”

Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli – Reprodução

A treta ganhou as redes sociais. Em sua coluna no UOL e em posts no Twitter, Reinaldo Azevedo bate em Demétrio Magnoli por causa de um artigo para a Folha de S.Paulo deste último.

“‘As agências reguladoras e o BC independente são tentativas de deep state no Brasil’, escreveu Reinaldo Azevedo, citando Walfrido Warde (FSP, 10/2). A crítica aos bancos centrais autônomos circula tanto no discurso da esquerda latino-americana quanto no da direita nacionalista europeia. Mesmo assim, é um argumento –e merece, portanto, exame de mérito”, sentenciou Magnoli.

“A esquerda populista fala em deep state para acusar os BCs de servirem ao ganancioso mercado. A direita populista fala nisso para acusar os BCs de servirem aos demoníacos ‘globalistas’. Uns e outros recorrem a teorias conspiratórias para exibir a democracia como farsa: a roupagem sob a qual opera o deep state. Democracia é só ditadura disfarçada –eis a mensagem de fundo”.

Segundo Reinaldo, “Demétrio não é um autor. É um tipo”:

Faz tempo que Demétrio Magnoli anda a buscar adversários e inimigos, inclusive na Folha. Para tanto, usa e abusa do recurso de acusar os seus alvos de ter um pensamento comprometido. Ele, obviamente, é independente. O recurso é pueril, mas serve para satisfazer a vaidade sem lastro do polemista. (…)

Suponho que eu e Walfrido, nessa sua categorização, façamos parte da “esquerda populista” — dada a impossibilidade, quero crer, de ser “direita populista’. Tem lá a sua graça. (…)

Magnoli é o exemplo acabado do “sectário de centro” — coisa que, na verdade, ele pensa ser. Não é. Passei a lê-lo com tédio profissional há muito tempo. Por quê? Porque sempre sei onde termina a sua ladainha “independente”. Qualquer que seja o tema, ele culpa os “suspeitos de sempre”, para lembrar frase de Louis, o policial corrupto do filme “Casablanca”. E os suspeitos de sempre, na sua pena, são os progressistas, onde quer que estejam — e isso inclui a Folha. (…)

Magnoli, o sectário de centro, precisa apelar à polarização que não existe mais para que ele próprio possa fazer sentido. Ah, Demétrio, esse trem já passou. Você já passou. A sua oposição é obsoleta. Não funciona mais mandar “prender os suspeitos de sempre”. (…)

Ademais, oponho-me firmemente ao que tem escrito, mas o julgava ao menos um bom leitor. Vejo que não. Para combater inimigos imaginários, também lê o que não está escrito. (…)

Magnoli, Bolsonaro está voltando daqui a pouco. Este “populista de esquerda” lhe recomenda: vá procurar sua turma. Seu “bolsonarismo harmonizado” não engana mais ninguém.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jessica Alexandrino

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jessica Alexandrino

Recent Posts

Fake news prejudicam resgate no RS e serão investigadas, diz Pimenta no Jornal Nacional

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, afirmou na…

3 horas ago

Justiça gaúcha determina remoção de fake news sobre as enchentes no estado

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) conquistou uma liminar judicial para que…

5 horas ago

Assembleia Geral da ONU aprova resolução que acolhe Palestina como membro

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta sexta-feira (10) uma resolução…

5 horas ago

Lula alfineta Bolsonaro: “Eu não quero fazer CACs. Eu quero fazer biblioteca”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (10/5), em Teixeira de…

6 horas ago

Chuvas no RS já deixaram 126 mortos e afetaram 1,9 milhão de pessoas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesta sexta-feira (10) uma atualização sobre…

7 horas ago

Sextou com Bemvindo Sequeira no DCM TV

https://www.youtube.com/watch?v=CRx14T6Q_GQ Pedro Zambarda faz o giro de notícias. Entrevista com o ator Bemvindo Sequeira e…

7 horas ago