Rejeição de Ciro cresce e se aproxima da de Bolsonaro, diz Genial/Quaest

Atualizado em 6 de julho de 2022 às 10:51
Foto: Reprodução

Pesquisa da Quaest, contratada pelo banco Genial, divulgada nesta quarta-feira (06) mostra que a campanha do pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, é o que realmente parece ser: um desastre. O pedetista se aproximou do presidente Jair Bolsonaro no quesito rejeição.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores presencialmente entre 30 de junho e 3 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01763/2022.

Bolsonaro lidera o ranking dos mais rejeitados, com 59%. Ciro Gomes aparece em seguida, com apenas quatro pontos de diferença: 55%.

Rejeição de Ciro cresce e se aproxima de Bolsonaro, diz Genial/Quaest
Projeção de rejeição de Ciro, em comparação com Bolsonaro
Foto: Quaest

A avaliação positiva do atual governo cresceu um ponto no comparativo mensal, passando de 25% em junho para 26% agora. O ex-presidente Lula (PT), que lidera as intenções de voto, com 45%, aparece em terceiro lugar no quesito rejeição, com 41%.

Ciro Gomes mantém uma pontuação inexpressiva de 1% na espontânea, e emagreceu 1 ponto na estimulada, para 6%.

No entanto, o problema de Ciro não para nesse levantamento. A pesquisa PoderData também divulgada nesta quarta-feira mostra números ainda piores na estimulada, com 5%. Sobre a terceira via: André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 3%. Os demais pré-candidatos não pontuaram.

Se fosse para o segundo turno, o pedetista ainda perderia para Lula por 48% x 22% e empataria com Bolsonaro. Os dados foram coletados de 3 a 5 de julho de 2022 por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06550/2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.