Relator aceita denúncia contra Zambelli no Conselho de Ética

Atualizado em 2 de agosto de 2023 às 14:49
A deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL)
Foto: Reprodução

O deputado João Leão (PP-BA), relator de processo aberto contra Carla Zambelli (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara, votou a favor da continuidade da ação, que pode acabar cassando a bolsonarista. O relatório precisa ser votado pelo colegiado e um pedido de vista foi apresentado pela colega da parlamentar, Domingos Sávio (PL-MG).

“É possível aferir a necessidade de que este Conselho de Ética se debruce sobre os fatos. Do vídeo e das notas taquigráfica, despontam elementos suficientes de autoria e materialidade relativos à possibilidade de que a representada teria proferidos xingamentos graves e supostamente achincalhando a honra de Duarte Junior, cenário habitual a suportar o prosseguimento deste feito”, afirmou o relator.

Com o pedido para mais tempo de análise do caso, o processo foi empurrado para a próxima semana. Ela foi alvo da ação após ter xingado o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) em reunião da Comissão de Segurança Pública que ouvia o ministro da Justiça, Flávio Dino.

O PSB é o autor do processo e pede que ela perca o mandato. Segundo a sigla, Zambelli “extrapolou suas prerrogativas para agir às margens da lei proferindo palavras de baixo calão” e tinha o objetivo de constranger o colega publicamente.

A ação no Conselho de Ética é analisada no mesmo dia em que Zambelli foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal em seu gabinete e seu apartamento em Brasília.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.