Relator aceita denúncia contra Zambelli no Conselho de Ética

Atualizado em 2 de agosto de 2023 às 14:49
A deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL)
Foto: Reprodução

O deputado João Leão (PP-BA), relator de processo aberto contra Carla Zambelli (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara, votou a favor da continuidade da ação, que pode acabar cassando a bolsonarista. O relatório precisa ser votado pelo colegiado e um pedido de vista foi apresentado pela colega da parlamentar, Domingos Sávio (PL-MG).

“É possível aferir a necessidade de que este Conselho de Ética se debruce sobre os fatos. Do vídeo e das notas taquigráfica, despontam elementos suficientes de autoria e materialidade relativos à possibilidade de que a representada teria proferidos xingamentos graves e supostamente achincalhando a honra de Duarte Junior, cenário habitual a suportar o prosseguimento deste feito”, afirmou o relator.

Com o pedido para mais tempo de análise do caso, o processo foi empurrado para a próxima semana. Ela foi alvo da ação após ter xingado o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) em reunião da Comissão de Segurança Pública que ouvia o ministro da Justiça, Flávio Dino.

O PSB é o autor do processo e pede que ela perca o mandato. Segundo a sigla, Zambelli “extrapolou suas prerrogativas para agir às margens da lei proferindo palavras de baixo calão” e tinha o objetivo de constranger o colega publicamente.

A ação no Conselho de Ética é analisada no mesmo dia em que Zambelli foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal em seu gabinete e seu apartamento em Brasília.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link