Relógios do Catar: Os ex-ministros de Bolsonaro que ainda não devolveram itens à União

Atualizado em 4 de abril de 2023 às 11:50
Jair Bolsonaro e Onyx Lorenzonni – Foto: Reprodução

Os ex-ministros do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não devolveram à União os relógios da marca francesa Cartier, avaliados em R$ 50 mil cada, que ganharam do reino do Qatar em 2019.

De acordo com informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, receberam o presente os ex-ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Osmar Terra (Cidadania), Gilson Machado (Turismo), Onyx Lorenzonni (Trabalho) e Augusto Heleno (GSI).

Vale destacar que outros integrantes do segundo escalão do governo do ex-mandatário também ganharam o mesmo relógio. Entre eles, o ex-presidente da Apex Sergio Segovia e Caio Megale, ex-assessor do Ministério da Economia.

Onyx Lorenzonni – Foto: Reprodução

Em março de 2023, o Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou que os presentes ultrapassaram os “limites da razoabilidade” e violavam o princípio da “moralidade pública”, mas deixou uma brecha sobre a devolução obrigatória dos relógios.

Na ocasião, o ministro do TCU Antônio Anastasia fala que os citados tinham o “dever ético” de devolver os objetos. Ele também destaca que o recolhimento dos relógios poderia ficar sob responsabilidade da Secretaria-Geral e da Comissão de Ética da Presidência da República.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link