Repórteres recebem ameaças após reportagem sobre Michelle Bolsonaro

Atualizado em 22 de agosto de 2019 às 20:23
Michelle Bolsonaro. Imagem: Carolina Antunes/Presidência da República

Do Portal Imprensa:

Após a publicação da reportagem “O drama de Michelle: avó traficante e mãe acusada de falsificação, na revista Veja, os repórteres Nonato Viegas e Hugo Marques e o editor Thiago Bronzatto foram alvos de ofensas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

A página Levanta Brasil no Facebook publicou a imagem de Viegas com os dizeres em letras maiúsculas “esse vagabundo militantes que estao expondo a vida imtima da primeira dama e todos que cercam o governo bolsonaro sem carater e sem ideal eles atacam em assuntos que nao tem maior importancia e transforma em mentiras e ofensas covardia desse bandido da midia vamos dexa lo famoso (sic)”. Marques e Bronzatto também tiveram as imagens divulgadas na página.

Uma das origens das postagens que expõem o repórter e seu marido é a conta do Twitter @NaBocaDo_Povo, com 10,9 mil seguidores. “Nonato Viegas, esse é o canalha que expôs a vida da primeira Dama na Veja. Olha ele aí na foto se casando, vamos expôr a vida dele também.” Esse texto foi retuitado 1,4 mil vezes. Em resposta a esta postagem, o usuário identificado como “Arley Pátria Amada Brasil” conclama: “É galera. Tá na hora da gente largar de sermos frouxos e pacifistas. Acho que tá na hora de beber sangue. Canalha não merece misericórdia” (sic).

Essa é a segunda vez que Nonato é alvo de homofobia e ameaças em suas redes após a publicação de uma reportagem sobre a família Bolsonaro. Em 2018, ele recebeu ameaças após a publicação da reportagem “O outro Bolsonaro”.

(…)

Ao comentar as reportagens sobre a família da primeira-dama, o presidente Jair Bolsonaro chamou a imprensa de covarde. “É uma covardia o que vocês fazem com a avó da Michelle. Uma covardia. Uma covardia inenarrável. Isso não faz parte de uma imprensa livre e sadia, isso faz parte de uma imprensa extremamente… que não merece a confiança da população. A gente lamenta isso aí. Uma pessoa que já pagou pelo seu crime, mais de 20 anos depois ser rememorado. A gente lamenta isso daí. Quem não tem problemas no meio dos parentes?”.