Requisitado: Lula recebe 10 convites para reuniões com autoridades na COP-27

Atualizado em 11 de novembro de 2022 às 15:45
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Foto: Reprodução/Reuters/Diego Vara

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, segundo assessores próximos, dez convites para reuniões bilaterais com autoridades de outros países durante a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito.

Os eventuais encontros foram solicitados por representantes da China, dos Estados Unidos e da Alemanha, além do presidente do Banco Mundial, David Malpass. Lula também foi procurado pelo britânico Alok Sharma, que presidiu a COP-26, realizada em Glasgow, na Escócia, no ano passado.

“Estou viajando segunda-feira para o Egito e vou ter mais conversas com lideranças mundiais que o Bolsonaro teve em quatro anos, porque uma das coisas que vamos fazer é recolocar o Brasil no centro da geopolítica internacional”, afirmou o petista durante encontro com deputados no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona a transição de governo.

Por causa de seus compromissos do governo de transição, Lula só conseguiu viajar para a segunda semana do evento. A COP-27 teve início no último domingo (6) e irá continuar até o dia 18 de novembro. O presidente eleito participará da conferência nos dias 17 e 18.

Os encontros bilaterais já estão confirmados com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, e com o presidente do Egito, o general Abdul Fatah Al-Sisi.

Segundo o jornalista Guilherme Balza, da GloboNews, o petista provavelmente não conseguirá atender a todos os pedidos. Além dos encontros, ele também irá participar de três espaços na COP-27: o Brazilian Hub, o fórum dos governadores da Amazônia Legal e um terceiro evento em que fará um discurso para um público mais amplo.

O presidente eleito recebeu diversos pedidos para se encontrar também com ex-chefes de estados e representantes de organismos internacionais.

Devem viajar ao lado de Lula sua esposa Rosângela Lula da Silva (PT), conhecida popularmente como Janja, o ex-chanceler Celso Amorim (PT) e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link