
O escritor Adriano Viaro publicou, em seu perfil no X, um texto em que rebate as ofensas feitas pelo deputado Nikolas Ferreira aos moradores da Rua Novo Habitat, em Diadema (SP), por conta das condições de suas residências. Com base em sua própria experiência familiar, o âncora da DCM TV faz um apelo ao parlamentar bolsonarista: “Respeite os pobres.” Confira:
Caro deputado Nikolas, não foi por falta de caráter ou de espírito que a casa construída por mim e por meu pai teve paredes sem reboco, teto sem forro, piso de chão batido e janelas sem vidro.
Não foi por falta de caráter que todo o dinheiro do meu seguro-desemprego, aos 17 anos, foi utilizado para reformar um dos cômodos, pois mamãe, já debilitada pelo câncer, não podia respirar a poeira do chão e das paredes. (Naquele momento, fazer um acordo de demissão foi a melhor solução para a necessidade imediata de dinheiro.)
Não foi por falta de espírito que o tapete encontrado em um terreno baldio foi lavado e escovado para disfarçar o piso e dar ares de conforto à casa de meus pais.
Não foi por falta de caráter, deputado, que o degrau de acesso à casa foi feito de tábuas encontradas no lixo, mas lavadas e pintadas pelo capricho de mamãe, e suspensas por tijolos assentados por meu avô.
Não, deputado. Não foi por falta de caráter, desorganização ou falta de espírito. Foi por esforço, sacrifício, desejos, vontades — e amor também.

A foto que ilustra o texto é da casa já com reboco e vidros na janela, pois a vaidade de mamãe (sim, a pobreza não tirou isso dela) não nos permitia fotografar antes.
Respeite, caro deputado, os pobres que enfrentam todos os dias ônibus e metrôs lotados para manter o Estado que lhe paga e garante regalias. Para esses pobres, que precisam de quatro paredes e teto, tijolo com reboco e pintura é lucro, deputado.
Carta aberta a Nikolas Ferreira @nikolas_dm
Caro deputado Nikolas, não foi por falta de caráter ou espírito que a casa construída por mim e meu pai teve paredes sem reboco, teto sem forro, piso de chão batido e janelas sem vidro.
Não foi por falta de caráter que todo o… pic.twitter.com/j50stbHyAh
— Prof. Viaro 🔴 (@Prof_Viaro) October 12, 2025