Responsável pelo maior vazamento da história, ex-CIA é condenado a 40 anos de prisão

Atualizado em 2 de fevereiro de 2024 às 12:26
O ex-funcionário da CIA Joshua Schulte. Foto: Reprodução

Joshua Schulte (35), ex-engenheiro de software da CIA (agência de inteligência americana) foi condenado a 40 anos de prisão pelo maior vazamento da história da corporação. Segundo promotores, o ex-funcionário roubou dados sigilosos do governo americano e entregou ao site WikiLeaks.

A decisão foi proferida nesta quinta (1) pelo juiz distrital Jesse Furman. A sentença considerou que Schulte é culpado pelos crimes de espionagem, invasão de computadores, desacato à Corte e declarações falsas ao FBI (Federal Bureau of Investigation), a Polícia Federal americana.

Ele também foi condenado pela posse de pornografia infantil. Agentes encontraram arquivos do tipo criptografados em seus computadores.

Fundador do WikiLeaks, Julian Assange foi preso em 2019. Foto: Reuters

Segundo a BBC, o ex-funcionário da CIA vazou 8.761 documentos. Para promotores, o episódio foi a maior violação de dados na história do país “e a transmissão dessas informações roubadas ao WikiLeaks é uma das maiores divulgações não autorizadas de informações confidenciais”.

Schulte trabalhou durante seis anos para a CIA e teve amplo acesso a dados de segurança no período. O vazamento das informações ficou conhecido em todo o mundo como “Vault 7”.

Segundo seus advogados, ele tem uma “neurodivergência não diagnosticada”. A Justiça, apesar de condená-lo a décadas na cadeia, não impôs a pena de prisão perpétua solicitada pelos promotores. Ele está detido desde 2017 e já havia sido condenado pelos crimes em 2022, aguardando apenas a definição do tempo da pena.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link