“Reunificação de Taiwan” é o desejo de Xi Jinping para o 2024 chinês

Atualizado em 31 de dezembro de 2023 às 13:54
Xi Jinping, presidente da China, em discurso de ano novo. Foto: reprodução

No discurso de Ano Novo, o presidente chinês, Xi Jinping, declarou que a China “certamente seria reunificada”, considerando que Taiwan é um país independente na atualidade, e destacou os êxitos econômicos do país, afirmando que a economia chinesa emergiu em 2023 “mais resiliente e dinâmica” após os desafios pós-pandemia.

Segundo a agência internacional de notícias AFP, Jinping enfatizou a importância da unidade entre os chineses de ambos os lados do Estreito de Taiwan, instando-os a compartilhar “um senso comum de propósito e a glória do rejuvenescimento da nação chinesa”. As declarações foram divulgadas pela agência de notícias estatal Xinhua.

Segundo as autoridades chinesas, o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou um crescimento de 4,9% no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este resultado superou as expectativas dos analistas de mercado, levando a especulações de que a China pode atingir sua meta de crescimento de 5% para 2023.

“A economia chinesa aproveita de uma forte resiliência, de um enorme potencial e de uma grande vitalidade. Os fundamentos que sustentam o seu crescimento a longo prazo permaneceram sólidos. Enquanto permanecermos confiantes e lutarmos pelo progresso, mantendo a estabilidade, alcançaremos os objetivos que estabelecemos”, afirmou Xi Jinping.

O PIB da China cresceu 4,9% no terceiro trimestre de 2023 na comparação com 2022. Foto: reprodução

Apesar das projeções indicarem uma desaceleração, o crescimento do terceiro trimestre surpreendeu, com uma expansão de 4,9%, superando a expectativa de 4,5%. Esse desempenho foi impulsionado, em grande parte, pelo aumento do consumo das famílias, destacando-se o crescimento de 5,5% nas vendas no varejo em setembro, abrangendo desde a venda de carros até o movimento em restaurantes.

Outro indicador positivo foi a taxa de desemprego, que atingiu 5% em setembro, a mais baixa em quase dois anos, sugerindo uma correlação direta entre o aumento do emprego e o fortalecimento do poder de compra da população chinesa.

Nas últimas semanas, as autoridades estadunidenses já trabalhavam com a expectativa de que Jinping aumentasse os esforços para a reunificação com Taiwan. Segundo a NBC, o próprio líder chinês teria avisado presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que planejava essa ação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link