Reuniões secretas: E-mails apontam encontros de Bolsonaro com comandantes militares após derrota nas eleições

Atualizado em 15 de agosto de 2023 às 9:14
Bolsonaro e militares. Foto: Reprodução

E-mails apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve pelo menos três reuniões secretas com comandantes militares nos dias seguintes à derrota nas urnas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os encontros aconteceram no Palácio da Alvorada, em Brasília, e foram omitidos das agendas de Bolsonaro e dos chefes das três Forças Armadas. Os registros foram enviados à CPMI do 8 de Janeiro e obtidos pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

O primeiro encontro no Alvorada aconteceu na manhã de 1º de novembro, dois dias após a vitória de Lula no segundo turno das eleições. As reuniões constam de registros eletrônicos feitos pelo ex-ajudante de ordens Jonathas Diniz Vieira Coelho.

A mensagem citou “Comandantes de Força”, ou seja, general Marco Antônio Freire Gomes, comandante do Exército; almirante Garnier Santos, comandante da Marinha; e tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante da Aeronáutica.

Generais cercam o presidente Jair Bolsonaro em solenidade no Dia do Exército
Bolsonaro e militares. Foto: Reprodução

Além do general Walter Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro, também participaram do encontro três ministros: general Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa; Anderson Torres, da Justiça; e Bruno Bianco, da Advocacia-Geral da União (AGU).

No dia seguinte, no dia 2 de novembro, feriado de Finados, a agenda de Bolsonaro mostrou uma reunião das 15h30 às 17h15. Os participantes: general Freire Gomes, comandante do Exército; almirante Garnier Santos, comandante da Marinha; e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Na ocasião, a agenda pública de Bolsonaro ficou vazia.

Em 14 de novembro, outra reunião no Alvorada foi omitida da agenda do excapitão, que ficou livre durante a tarde. A agenda reservada citou novamente “Comandantes de Força”, além dos ministros da Defesa, Justiça, AGU, Controladoria-Geral da União, Braga Netto e o almirante Flávio Rocha, secretário especial da Presidência.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.