Fernando Haddad, foi nomeado pela revista Time como uma das cem lideranças climáticas mais influentes de 2024. A nomeação destaca as ações do ministro da Fazenda em prol de uma economia sustentável e de baixo impacto ambiental, colocando o Brasil em posição de liderança no combate às mudanças climáticas.
De acordo com a Time, Haddad é visto como “força motriz” por trás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na transformação do Brasil em um país comprometido com as pautas climáticas. A publicação menciona o plano do ministro para criar milhões de empregos verdes e promover o crescimento econômico sustentável, ressaltando sua influência dentro do governo brasileiro.
A revista menciona ainda os desafios enfrentados por Haddad, especialmente após o período de “quatro anos de retrocessos” sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Agora, o ministro busca estabelecer um fundo de US$ 125 bilhões para proteção de florestas tropicais, que será tema central na presidência do Brasil no G20 em novembro e na COP da ONU no próximo ano.
Em entrevista à Time, Haddad afirmou que sua meta é “provar que é possível conciliar uma agenda de sustentabilidade ambiciosa com um desenvolvimento econômico vigoroso”.
Outro ponto destacado pela Time é a proposta do ministro para reduzir a dependência do agronegócio brasileiro em fertilizantes importados, promovendo uma “produção doméstica mais verde”. Essa política é vista como um impulsionador de crescimento nas regiões mais carentes do país e uma forma de expandir a capacidade de energia solar e infraestrutura elétrica para áreas com pouca eletricidade.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line