
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) já gastou quase R$ 3 milhões para que a Folha de S.Paulo publicasse reportagens positivas sobre sua gestão na cidade. O valor foi pago para o Estúdio Folha, divisão do jornal que se intitula “ateliê de produção de conteúdo ao mercado e às marcas”. A informação é do Intercept Brasil.
A contratação foi feita pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo e intermediada pela agência Propeg, investigada pelo Ministério Público por um contrato de R$ 200 milhões. Só em 2023, a agência repassou R$ 2,3 milhões à Folha.
Só nos últimos dois meses a Folha publicou 61 reportagens benéficas à gestão da cidade. As matérias não apresentam qualquer mensagem de “conteúdo publicitário” ou alguma sinalização do tipo, somente o logo do Estúdio Folha.
Entre as matérias elogiosas estão matérias com os títulos “Escolas e creches de São Paulo servem 2,3 milhões de refeições por dia”, “Com R$ 35 bi em caixa, Prefeitura de SP deixa merenda escolar sem feijão” e “Cidade de SP oferece residências inclusivas para pessoas com deficiência”.
Essa não é a primeira vez que o Estúdio Folha recebe dinheiro para fazer esse tipo de serviço. Os governos de Minas Gerais e Alagoas, bem como Petrobras, Correios, Banco do Brasil e BNDES já contrataram o veículo para publicação de matérias elogiosas.
