
A cidade do Rio de Janeiro sediará a Cúpula do BRICS 2025 nos dias 6 e 7 de julho. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em um vídeo publicado nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes neste sábado (15).
Desde 1º de janeiro deste ano, o Brasil ocupa a presidência rotativa do BRICS, grupo de cooperação internacional formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã. O evento trará ao Rio de Janeiro líderes de 20 países membros e parceiros do bloco.
O ministro Mauro Vieira enfatizou a relevância do evento para a cooperação internacional. “Mais uma vez, o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional”, declarou.
O prefeito Eduardo Paes também celebrou a decisão e destacou a projeção da cidade no cenário global. “O Rio, mais uma vez, é a capital do mundo. Recebemos o G20 no ano passado, agora o BRICS e, quem sabe, ainda conseguimos o reconhecimento do Rio como capital honorária do Brasil”, afirmou Paes.
AGORA É OFICIAL! BRICS NO RIO!
Obrigado presidente @LulaOficial e ministro Mauro Vieira!
Estamos muito orgulhosos de receber esse grande encontro em nome de todos os brasileiros e brasileiras! pic.twitter.com/n6n5a5M4Um— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 15, 2025
A Prefeitura do Rio formalizou um pedido para que a cidade seja reconhecida como “capital honorária” e “cidade federal” do Brasil. De acordo com a assessoria da prefeitura, esse título tem um valor simbólico, sem impactar a estrutura política do país, mas reforça a posição do Rio de Janeiro como principal cartão-postal do Brasil.
Para coordenar as atividades da Cúpula do BRICS, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Rio BRICS. O grupo será responsável por organizar o “Calendário BRICS Rio”, reunindo eventos e iniciativas até o final de 2025.
O Comitê também atuará em fóruns e comissões nacionais e internacionais, discutindo temas relevantes para os países do bloco e fortalecendo a posição do Brasil na cooperação global.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line