‘Risível’ e ‘patética’: PF vê nota de Bolsonaro como confissão de plano de fuga

Atualizado em 26 de março de 2024 às 10:39
Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria – Reprodução

A nota de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicando sua estadia na Embaixada da Hungria no Brasil recebeu duras críticas da Polícia Federal (PF), sendo classificada como “risível” e “patética”, conforme informações do Blog do Valdo Cruz, do G1.

Para os investigadores, essa justificativa praticamente admite que o ex-chefe do Executivo planejava uma fuga caso fosse alvo de um pedido de prisão no inquérito que investiga uma suposta trama golpista durante seu governo.

A alegação de que Bolsonaro estava realizando contatos com autoridades húngaras é considerada pela PF como uma desculpa “extremamente frágil”.

A notícia sobre a permanência de Bolsonaro na embaixada da Hungria foi divulgada na última segunda-feira (25) pelo New York Times. Vídeos do sistema de segurança mostram o ex-mandatário em frente à missão diplomática em 12 de fevereiro.

Segundo os investigadores, as circunstâncias desse episódio serão minuciosamente apuradas pela Polícia Federal. Agora, a PF aguardará a confirmação oficial do caso, que será feita por meio da explicação solicitada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, dentro do prazo de 48 horas.

Após essa confirmação, a PF irá confrontar as informações com os dados sobre as movimentações e articulações do ex-presidente, que já estão em posse do órgão. Medidas preventivas não estão descartadas para evitar que Bolsonaro busque asilo em uma embaixada para escapar de qualquer decisão desfavorável contra ele.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link