Rita nos resgatou a adolescência. Por Denise Assis

Atualizado em 10 de maio de 2023 às 10:32
Rita Lee Jones. (Foto: Reprodução)

Por Denise Assis

No nosso tempo… A frase remonta a duas coisas: estamos velhos e, no tempo em que éramos adolescentes….

Mas no tempo em que adolescemos (os maiores de 60), ainda não havia para nós Rita Lee, a tradução da jovialidade como veio a ser nos anos de 1980. A nossa Rita Lee era a noivinha hippie, inserida no conjunto “Os mutantes”, um bando entre louco e divertido, que frequentava os festivais da Record.

Rita Lee na juventude. (Foto: Reprodução)

Essa era a nossa praia, os nossos, a turma dos festivais. As nossas festas eram temáticas. A música tinha um quê de tristeza, protesto, indignação e os encontros acabavam não sendo apenas isto: festas. Eram momentos para chorar as mágoas, o arrocho salarial, as perdas, principalmente da liberdade. A nossa adolescência foi ao som de bandas marciais, brandir de pratos e o rufar do tarol.

A nossa jovialidade ficou espremida entre a bossa nova e as músicas de protesto. A nossa adolescência militou ou alienou. Era preto, ou branco. A favor, ou contra. Direita ou esquerda. E tinha os “nada”.

Os anos de 1980 nos trouxeram a “Nova República”, que nasceu velha, sofrendo de diverticulite e outros “its”. O frescor veio com Rita Lee. Rita nos propiciou a verdadeira adolescência. Nos renovou, jogando a nossa geração – então na faixa dos 30 -, na pista novamente, mais tarde no Circo Voador, mas sempre ao som de suas composições. Adolescemos, enfim. Nós que éramos “ovelha negra”, pedimos desculpas ao “auê” e começamos a ter mania de você.

Nos lançamos na sua banheira de espuma, ousamos com “lança Perfume” e nos recriamos, jovens, enfim. Alegres de verdade, a bordo de canções menos comprometidas, mas que nos revelaram, finalmente, a liberdade. Essa era a sua política: fazer ao seu jeito, ser quem você quis e nos permitir, agora sim, adolescer. Obrigada, Rita Lee!

Originalmente publicado em Jornalistas Pela Democracia

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link