Robert Fisk: “O Irã sempre respondeu a ataques, adiando e aguardando o momento. Agora é pessoal”

Atualizado em 5 de janeiro de 2020 às 11:56
Funeral de Soleimani no Irã

Publicado no Independent

POR ROBERT FISK, o homem, o mito

Esta guerra é acidental ou foi planejada?

Todos nós dissemos que uma grande guerra no Oriente Médio poderia começar por acidente. Mas ninguém pensou que Donald Trump iria para a jugular assim.

Matar o general Qassem Soleimani é uma espada no coração do Irã, sem dúvida. E em nome de quem?

Trump se orgulha de seu relacionamento com o rei saudita, que falou em “cortar a cabeça da cobra iraniana” e cujas instalações de petróleo foram atacadas com mísseis lançados por drones – que os EUA atribuíram ao Irã – no ano passado. Ou Israel? Ou isso é apenas mais uma decisão com resultados incalculáveis, tomada por um presidente maluco dos EUA?

Imagine o que aconteceria se um general norte-americano importante – ou dois, já que Abu Mahdi al-Muhandis era uma figura pro-iraniana no Iraque – fosse explodido em uma incursão pelo Oriente Médio.

Haveria ataques aéreos, ataques aos centros nucleares do Irã, ameaças de Washington para encerrar todo o tráfego entre o Irã e o mundo exterior. A morte de um americano em Bagdá e os distúrbios fora da embaixada dos EUA dificilmente justificam ataques americanos nessa escala.

Qassem Soleimani foi um dos homens mais poderosos do Irã, embora as forças da Guarda Revolucionária al-Quds que ele comandou não sejam exatamente o exército de elite que o Irã gosta de fingir que são.

Soleimani, de acordo com seus colegas comandantes, se arriscava nas várias linhas de frente de al-Quds na Síria e seus homens o admiravam por sua coragem sob fogo. Então, ele esperava morrer regularmente.

Mas o Aeroporto Internacional de Bagdá é o último lugar em que você esperaria ver um drone americano o matando e a al-Muhandis.

Os americanos há muito se acostumam a realizar ataques a bases de milícias pró-iranianas no Iraque e na Síria. Nos últimos meses, esses ataques se tornaram normais e regulares – como as frequentes incursões de Israel na Síria e no Líbano.

Mas foi uma operação militar dos EUA que também matou Abu Bakr al-Baghdadi na Síria, um muçulmano sunita inimigo de Teerã e que os iranianos teriam prazer em liquidar.

Os americanos estão acostumados a esse tipo de assassinato – ou “assassinatos direcionados”, como os israelenses os chamam – exterminando seus inimigos quando quiserem.

Osama bin Laden foi o primeiro, Baghdadi o segundo, Suleimani o terceiro. Tais assassinatos são realizados regularmente por Israel em Gaza, onde os líderes do Hamas são frequentemente assassinados.

No entanto, é fácil considerar esses homens tão importantes – como eles pensam que são. As forças do Irã na Síria, por exemplo, são frequentemente exageradas pelos EUA.

As alegações da presença de 10.000 membros da Guarda Revolucionária Quds na Síria eram extremamente imprecisas. Dois mil podem ser mais precisos. É verdade que os homens da inteligência iraniana estão espalhados pelo Oriente Médio. Mas o mesmo acontece com os agentes americanos.

Trump

Um dos homens mais importantes da inteligência de Teerã foi Ghadanfar Rokon Abadi, que era o homem do Irã em Beirute e mais tarde seu embaixador lá. Ele provavelmente sabia mais sobre o Hezbollah e a Síria do que qualquer outra pessoa e retornou a Teerã em 2014.

Isso não demorou muito depois que os islâmicos sunitas, supostamente com o apoio da Arábia Saudita, realizaram um ataque suicida contra sua embaixada, matando 23 funcionários da embaixada, guardas do Hezbollah e civis. Rokon Abadi foi poupado. Seu principal segurança foi morto.

Mas, em 2016, ele fez a peregrinação do Haj a Meca, onde 2.300 pessoas – 464 iranianas – foram esmagadas até a morte em pânico e tumultos pelos quais o Irã culpou a monarquia saudita. Rokon Abadi estava entre eles. Meses depois, seus restos mortais foram devolvidos ao Irã. Segundo uma autoridade iraniana, todos os seus órgãos foram removidos. Eles nunca descobriram o porquê.

Mas no Oriente Médio, agentes de inteligência estão sempre em perigo. Foi um grupo de satélites do Hezbollah chamado Jihad Islâmica que matou o chefe da estação da CIA em Beirute, William Buckley, e Imad Mougnieh, seu suposto assassino – ou o homem que deu a ordem – foi morto por um carro-bomba em Damasco em 2008.

Em 1983, um homem-bomba explodiu seu caminhão na frente da embaixada dos EUA em Beirute, matando 32 pessoas e exterminando a maioria dos agentes da CIA que estavam realizando uma reunião lá dentro.

Ah, sim, e mais uma coisa. Não haverá eleições nos EUA este ano? E Trump quer ganhar – Soleimani como alvo em Bagdá cairá muito bem com os republicanos.

O Irã sempre respondeu a insultos ou ataques, aguardando e adiando sua própria retaliação. Lembra de dois petroleiros chamados Adrian Darya e Stena Impero? Mas agora está ficando pessoal.