Roberto Jefferson quer disputar o governo do Rio e aguarda indulto de Bolsonaro

Atualizado em 10 de maio de 2022 às 12:23
Roberto Jefferson com bandeira do Brasil pendurada atrás dele e segurando uma arma em cada mão.
Roberto Jefferson. Imagem: Reprodução

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) quer disputar o governo do Rio de Janeiro nas eleições 2022, mesmo estando em prisão domiciliar e sem os direitos políticos. Para isso, ele conta com o possível indulto que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pode conceder a ele, o que faz ele acreditar que o liberaria para a disputa.

Segundo o Metrópoles, Roberto Jefferson já deixou Bolsonaro saber de suas intenções e agora aguarda uma decisão presidencial para se lançar como pré-candidato ao governo do Rio. Porém, depois de conceder a graça ao deputado federal Daniel Silveira (PTB), o presidente não fez qualquer menção de que, de fato, fará movimento semelhante a outros bolsonaristas encalacrados com o poder judiciário.

O DCM apurou que, embora Bolsonaro tenha ameaçado conceder indulto a todos os bolsonaristas condenados ou investigados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), ele esbarra no Centrão que não quer esse desgaste e que também tem pretensões de eleger o maior número de parlamentares e membros do Executivo durante o período eleitoral.

O próprio nome de Daniel Silveira virou um problema para Bolsonaro. Isso porque, com o perdão, o deputado quer ser candidato ao Senado, mas o Centrão já exigiu que o presidente mantenha o apoio a Romário e isso é condição básica para a manutenção da base governista.

Vale lembrar ainda que, mesmo com o perdão presidencial, o entendimento de juristas é de que Daniel Silveira ou qualquer outra pessoa com o indulto, continuaria inelegível e, portanto, sem poder se lançar para nenhum cargo em 2022.