Marcados para setembro deste ano, os shows do Rock in Rio podem se tornar palco para discursos em apoio ao ex-presidente e pré candidato a presidência do país Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O engajamento de artistas vai ser importante para a campanha do petista no combate as estratégias de Bolsonaro principalmente nos meios digitais, defende a equipe de comunicação do petista..
Recentemente, em outro festival, o Lollapalooza, em São Paulo, boa parte dos shows foi marcada por discursos com posicionamentos políticos, bandeiras etc, tanto em apoio ao Lula como contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Por isso, a equipe acredita que deve acontecer o mesmo no Rio de Janeiro
Na mesma ocasião, o PL, partido de Bolsonaro, entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral em relação as manifestações dos artistas durante os shows. Com isso, uma liminar considerou que as expressões teriam configurado propaganda eleitoral antecipada e negativa. Além de proibir, estipulou uma multa de R$ 50 mil à organização do evento para cada artista que se manifestasse politicamente dentro do festival.
No entanto, após revolta de artistas e entidades políticas, um dia depois do fim dos três dias do festival, na noite do dia 28 de março, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, aceitou o pedido de desistência e revogou a liminar de censura.
Além disso, há expectativas que outras apresentações fora do festival de artistas populares no Brasil possam fazer declarações em apoio ao candidato pelo PT.