Rodrigo Pacheco assume nesta sexta a presidência da República

Atualizado em 6 de maio de 2022 às 10:02
Com viagem de Bolsonaro, Pacheco assume a presidência do país pela primeira vez
Presidente Jair Bolsonaro ao lado de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (06), Rodrigo Pacheco assumirá a Presidência da República. Todos os que podem ocupar a cadeira presidencial estarão ausentes. Tanto o presidente, Jair Bolsonaro, como o vice-presidente, Hamilton Mourão, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, estarão fora do país. O presidente do Senado é o terceiro na linha de sucessão presidencial.

Bolsonaro viajará no sábado (07) para a Guiana. Mourão vai para o Uruguai e Lira para os Estados Unidos.

“Fui comunicado pela Casa Civil, também pelo GSI [Gabinete de Segurança Institucional], a respeito da viagem do senhor presidente da República à Guiana. E aí, naturalmente, nessa linha sucessória, também com viagens internacionais do vice-presidente [da República] e do presidente da Câmara, Arthur Lira, cabe ao presidente do Senado fazê-lo. E assim será feito pela presidência do Senado”, confirmou Pacheco, na tarde da última quinta-feira (05).

Segundo Pacheco, não está prevista a assinatura de nenhum ato ou medida. “O cumprimento de uma obrigação constitucional”, disse ele.

Pacheco afirma que as forças armadas devem defender as urnas

Um dia após o fim do prazo para a retirada e regularização do título de eleitor, o presidente do Senado afirmou que é dever das forças armadas apoiarem e defenderem as urnas eletrônicas.

“Temos um sistema eleitoral, que em 18 eleições, ao longo de 25 anos desde a implementação das urnas eletrônicas, não registrou nenhum caso de fraude. As urnas eletrônicas sempre foram motivo de orgulho para nós brasileiros. Elas são testadas, aferidas e confiáveis”, escreveu o senador, na manhã da última quinta-feira, em seu perfil no Twitter.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link