Rodrigo Pacheco manda indireta para Bolsonaro e diz que resultado das eleições será respeitado

Atualizado em 25 de junho de 2022 às 11:06
Rodrigo Pacheco de terno preto, camisa branca e gravata azul, falando em microfone
Foto: Reprodução/Instagram

Na sexta-feira (24), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu a democracia e afirmou que o resultado das eleições que acontecerão em outubro será respeitado, seja ele qual for. Em declarações dadas após sua participação na Conferência Brasil e Portugal – Perspectivas de Futuro, em Lisboa, o senador respondeu a um questionamento sobre a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentar uma ruptura caso seja derrotado nas urnas e afirmou que “não há hipótese de retrocesso”.

“Vamos ter o resultado eleitoral, seja ele qual for, respeitado pelas instituições e pela sociedade. É assim que as coisas funcionam, e é assim que deve ser”, argumentou ele, que também é presidente do Congresso Nacional.

Pacheco ainda disse mais. “Qualquer mínimo arroubo, qualquer bravata contra o estado democrático de direito merecerá da presidência do Senado e dos senadores pronta reação porque é inadmissível se pensar em algo diferente de democracia no País”, completou.

Na contramão do atual chefe do governo, que já colocou em cheque a segurança da urna eletrônica diversas vezes, o senador defendeu a eficiência do sistema eleitoral brasileiro e lembrou que a proposta do voto impresso foi derrotada no Legislativo.

Sobre a hipótese de ruptura institucional, Pacheco reforçou ainda que “a democracia já está consolidada pela sociedade no Brasil e que as instituições têm compromisso com o estado democrático”, além de se referir ao Senado como casa que tem maturidade para entender o que é bom para o país. “Somos uma casa revisora, dedicada à moderação, que tem de agir, sobretudo nesses momentos de polarização, para acalmar os ânimos”, ressaltou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link