Roger Waters chama Bono de “um grande merda” por apoiar Israel

Atualizado em 7 de outubro de 2025 às 10:01
Roger Waters e Bono

Roger Waters não poupou críticas ao vocalista do U2, Bono, por seu apoio a Israel em meio ao massacre em Gaza. Em entrevista à Al Jazeera, Waters chamou Bono de “grande merda” ao comentar a mudança de letras feita pelo cantor em sua apresentação no Sphere, em Las Vegas.

Na ocasião, Bono alterou a música “Pride (In the Name of Love)” para incluir referências ao dia 7 de outubro e expressar apoio a Israel. Waters descreveu o gesto como “uma das coisas mais repugnantes que já vi na vida” e afirmou: “Temos que começar a falar com essas pessoas, dizendo: ‘Sua opinião é tão repugnante e degradante quando você apoia a entidade sionista’”.

Bono declarou à plateia: “À luz do que aconteceu em Israel e Gaza, uma música sobre não-violência parece um tanto ridícula, até risível, mas nossas orações sempre foram pela paz e pela não-violência. Mas nossos corações e nossa raiva, vocês sabem onde estão apontados. Então, cantem conosco, e por aquelas crianças lindas nesse festival de música.”

A letra modificada mencionava: “Early morning, October 7th / the sun is rising in the desert sky / Stars of David, they took your life / but they could not take your pride” (em português, “De manhã cedo, 7 de outubro / o sol nasce no céu do deserto / Estrelas de Davi, eles tiraram sua vida / mas não puderam tirar seu orgulho.”)

Além da crítica a Bono, Waters reafirmou seu posicionamento firme contra a ocupação israelense da Palestina e destacou a responsabilidade de todos em se posicionarem contra a opressão.

“Mais e mais pessoas estão descobrindo que a questão é direta: você acredita em apoiar os direitos humanos ou não?”, questionou. “Não dá para ter os dois lados. Isso vale para um baixista assim como vale para qualquer trabalhador em qualquer indústria.”

Waters enfatizou que músicos, assim como quaisquer cidadãos, têm o dever de usar sua voz para defender os direitos humanos, argumentando que a defesa desses direitos nasce do amor ao próximo e ao planeta.

Em outra entrevista, no podcast da comediante Katie Halper, Roger chamou Bono de “idiota”, “escroto” e lembrou das baladas do vocalista do U2 no rancho de Bush e em Davos.